Depois de mais de um ano de desenvolvimento, a Bemobi, especializada em soluções de pagamentos para serviços essenciais recorrentes, anuncia o lançamento do Orquestrador de Pix. A nova funcionalidade da plataforma Bemobi Pay, que integra e automatiza todas as modalidades do Pix, oferece mais resiliência, eficiência e controle para empresas de serviços recorrentes como utilities, telecomunicações, provedores de Internet e instituições de ensino.
Desde o seu lançamento em 2020, o Pix teve uma adoção meteórica e se consolidou como um meio de pagamento essencial para empresas e consumidores. Mas, à medida que novas modalidades surgiram – como Pix Automático, Pix por biometria, por aproximação, integração com carteiras digitais e, em breve, o Pix parcelado – a operação se tornou mais sofisticada, porém também mais complexa.
A integração com múltiplos bancos, checkouts e sistemas legados tornou o ambiente de pagamentos mais difícil de gerenciar e menos previsível. O Orquestrador de Pix surge para resolver esse cenário, unificando fluxos e automatizando processos – sem a necessidade de projetos longos ou integrações complexas.
“O Pix transformou a forma de pagar, mas ainda faltava transformar a forma de gerir esses pagamentos. O Orquestrador nasce para simplificar esse processo e garantir que o Pix atue de forma estratégica, estável e inteligente dentro das empresas”, afirma Pedro Ripper, CEO da Bemobi. “Muitas empresas ainda operam em um ecossistema fragmentado, dependendo de um único provedor e sem conseguir explorar todo o potencial do sistema. O resultado é uma baixa adesão a modalidades mais eficientes, como o Pix Automático, e uma falta de preparo para lidar com instabilidades, impactando diretamente o faturamento. Para nós, não basta oferecer pagamento via Pix, é preciso orquestrá-lo, eliminando todas essas barreiras”.
A nova solução da Bemobi atua como um motor de decisão inteligente, capaz de identificar a rota mais eficiente e segura para cada transação, adaptando-se ao contexto de cada cliente e canal (web, app, WhatsApp, POS). Caso uma instituição esteja fora do ar, o sistema redireciona automaticamente o pagamento para outro banco parceiro, sem impacto para o consumidor final.
A funcionalidade Smart Retry reprocessa automaticamente pagamentos com falha e aciona métodos alternativos – como cartão de crédito ou link de pagamento – garantindo a continuidade do faturamento e reduzindo perdas. Além disso, o Bemobi Pay adota o modelo BYOP (“Bring Your Own Pix”), permitindo que cada empresa conecte o Pix dos seus próprios bancos dentro da plataforma, ganhando autonomia e reduzindo a dependência de um único provedor.
Mais Notícias RTI
Plataforma com cursos gratuitos irá treinar 150 mil profissionais.
01/12/2025
Intelligent Command Center (IC2) integra, em tempo real, a operação de 10 data centers em cinco países.
01/12/2025