Em toda primeira semana do mês, RTI in Bits divulgará a relação dos principais cursos, feiras e congressos do setor, realizados na forma presencial ou online.

 

Cursos

Práticas operacionais – O NIC.br realiza, de 10 a 14 de novembro em Campo Grande, MS, o curso BCOP - Boas Práticas Operacionais para Sistemas Autônomos. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro. Site: https://abrir.link/GMUcV.

Fibra óptica – A Gatre Treinamentos realiza, nos dias 15 e 16 de novembro em Fortaleza, CE, o curso Instalador de Infraestrutura de Redes de Fibras Ópticas PON. No treinamento, o aluno aprenderá os procedimentos de instalação ao longo de toda a infraestrutura, desde o rack central até a casa do assinante. Site: https://gatre.com.br/produto/fibra-fortaleza/.

Mestrado e Doutorado em telecom - O Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações abriu as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Telecomunicações, com vagas de Mestrado e Doutorado para o 1º semestre de 2026. Os cursos stricto sensu, avaliados com nota 4 pela Capes, são 100% presenciais em Santa Rita do Sapucaí, MG, e têm duração estimada de dois anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro de 2026, com início das aulas em 2 de março do mesmo ano. Site: https://abrir.link/EFXuw.

Fibra óptica – Entre os dias 28 e 30 de novembro, a SLA Consultoria e Treinamentos realiza, no Rio de Janeiro, o curso Especialista em Fibras Ópticas 3.0. Site: https://www.slati.com.br/fibra-optica.

Wi-Fi – O NIC.br, em parceria com a Ubiquiti, realiza de 2 a 4 de dezembro a 20a turma do curso Fundamentos de RF e Wi-Fi. Nele serão apresentados os princípios da física e da matemática que são relacionados ao Espectro Eletromagnético, ondas e frequências utilizadas em Wi-Fi (900 MHz, 2,4, 5, 6 e 60 GHz), potência absoluta (mW e dBm) e relativa (dB), tipos de antenas e ganho passivo (dBi) e técnicas de modulação que são importantes ao aplicar configurações e interpretar saídas em equipamentos de redes sem fio, sejam de natureza residencial ou corporativa. Também serão abordadas a arquitetura IEEE 802.11 e a evolução dos diferentes padrões de Wi-Fi ao longo dos anos, incluindo detalhes de operação das camadas PHY (L1) e MAC (L2), método de acesso ao meio (CSMA/CA), roaming e segurança e vários outros detalhes. As inscrições podem ser feitas até o dia 9 de novembro pelo site: https://abrir.link/UMguQ.

Atendimento – Ministrado pela Fiorini Treinamentos, o curso Excelência de Atendimento ao Cliente foi desenvolvido para capacitar técnicos a entregar um serviço de alta qualidade, focando em habilidades de comunicação, empatia e resolução de problemas, para garantir a satisfação e fidelização dos clientes. O treinamento online inclui práticas e técnicas para lidar com diversas situações, promovendo uma experiência positiva e eficiente. Site: https://fiorinitreinamentos.com.br/.

Vídeo em rede – Nos dias 8 e 9 de dezembro a Axis Communications realiza, em São Paulo, o curso Network Video Fundamentals. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: latam-academy@axis.com.

Data centers – O curso Certified Data Center Professional, da TCSolutions, é um treinamento de três dias destinado a profissionais que atuam nas áreas de Facilities e Operações de TI, encarando desafios em gerenciar e manter a infraestrutura de data center, com a responsabilidades de atingir e melhorar níveis de disponibilidade, eficiência e gerenciamento. A próxima turma acontece entre os dias 10 e 12 de dezembro. Site: https://abrir.link/hdNsn.

 

Eventos

PTTs - O NIC.br promove, no dia 14 de novembro em Campo Grande, MS, o 60º IX Fórum Regional Centro-Oeste, que reúne provedores, órgãos públicos, entidades acadêmicas, associações, entre outros importantes atores envolvidos com a Internet, com o objetivo de incentivar o diálogo sobre a infraestrutura da rede em diferentes localidades no Brasil. Tópicos técnicos e temas relacionados ao uso de PTTs - Pontos de Troca de Tráfego do IX.br e a como seus participantes se interligam são abordados no evento, com o objetivo de buscar estratégias para promover o desenvolvimento da Internet em cada local. Site: https://abrir.link/NameL.

Abrint Nordeste – A Abrint realiza, nos dias 27 e 28 de novembro, o Abrint Nordeste. O evento, que acontece no Centro de Eventos do Ceará em Fortaleza, busca estimular o aprendizado e o desenvolvimento de provedores e fornecedores locais por meio de palestras técnicas e uma feira com as principais novidades em produtos para telecomunicações. Site: https://abrintnordeste.com.br/.

Internet - A 15ª edição da Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil será realizada de 15 a 19 de dezembro, em São Paulo. Em uma mesma semana, o NIC.br e CGI.br organizam importantes eventos que discutem temas diretamente ligados à infraestrutura da Internet no Brasil: encontros do GTER54 - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes e do GTS40 - Grupo de Trabalho de Segurança de Redes, o IX Fórum 19 e o Fórum BCOP - ICANN: edição especial DNS. Aos que não puderem participar presencialmente, será possível assistir às apresentações pelo canal do NIC.br no YouTube. Mais informações podem ser obtidas em: https://semanainfra.nic.br/.

Mobilidade – A próxima edição do Mobile World Congress, evento voltado para tecnologias móveis, está marcado para o período de 2 a 5 de março de 2026 em Barcelona, Espanha. Site: https://www.mwcbarcelona.com/.



Mais Notícias RTI



Scala Data Centers obtém aprovação do plano diretor do Campus Tamboré

Parceria com a Prefeitura de Barueri marca nova fase de expansão com foco em infraestrutura urbana, sustentabilidade e inclusão digital.

04/11/2025


Nutanix lança no Brasil soluções para “fábricas de IA” com foco em soberania de dados

Novos recursos integram governança, liberdade de escolha e parceria com a NVIDIA para acelerar a adoção de IA corporativa.

04/11/2025


Anatel lança white paper sobre o papel estratégico dos data centers no ecossistema digital brasileiro

Documento sistematiza estudos e debates conduzidos pelo conselheiro Alexandre Freire.

04/11/2025