A Ampernet Telecom está expandindo e modernizando sua rede de fibra óptica com tecnologia e equipamentos da Padtec. O investimento tem como objetivo aumentar a capacidade de transmissão e garantir maior estabilidade e velocidade às conexões de clientes corporativos, públicos e residenciais.
Com sede em Ampére, PR, a provedora atua em cerca de 40 cidades e, neste ano, ampliou sua presença para a região metropolitana de Curitiba, o oeste do Paraná e o sul do Mato Grosso do Sul. A nova rota da empresa inclui a travessia da Ponte Ayrton Senna, que liga Guaíra, PR, a Mundo Novo, MS, e cria também uma rota redundante até o Paraguai. A rede cobre ainda as divisas com o Paraguai e a Argentina, pelas Pontes da Amizade e Tancredo Neves.
O provedor atualizou sua rede DWDM, que hoje soma cerca de 2,3 mil km, incorporando ROADMs com tecnologia FlexGrid da Padtec. O recurso permite melhor aproveitamento do espectro da fibra e maior flexibilidade na configuração de canais de transmissão.
Segundo Henrique Graciosa, diretor de Vendas da Padtec, a tecnologia oferece eficiência e adaptação a diferentes cenários e padrões de transmissão. Com o uso dos ROADMs, a Ampernet pode ajustar a largura de banda de cada canal conforme a necessidade, utilizando transponders como o TM800G, que já opera com até 400 Gbit/s por canal.
A empresa prepara a homologação de novos equipamentos, como o TM2400G-NK, o que deixará a rede pronta para velocidades de até 1,2 Tbit/s e para futuras gerações de transmissão óptica.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Empresa também anuncia uma nova estrutura para acelerar seu crescimento
27/10/2025