A TP-Link, fabricante especializada em soluções de conectividade e redes inteligentes, foi oficialmente aprovada na Auditoria de Cibersegurança da Anatel, um marco que demonstra a conformidade da empresa com as novas exigências do órgão regulador para fabricantes que atuam no país.

A aprovação ocorre de acordo com o Ato nº 16417, publicado pela Anatel em novembro de 2024, que estabelece critérios rigorosos de segurança cibernética para fabricantes de produtos de telecomunicações. O documento faz parte das medidas coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Cibersegurança (GT-Ciber) e define que, a partir de 26 de novembro de 2025, operadoras, provedores e prestadores de serviços só poderão adquirir equipamentos de empresas que tenham sido auditadas e aprovadas pela agência.

Com a auditoria e validação da Anatel, a marca passa a integrar o grupo restrito de empresas que comprovam processos internos robustos de desenvolvimento seguro, controle de vulnerabilidades e proteção de dados, em linha com as diretrizes internacionais de segurança cibernética.

“Essa auditoria não se refere a um produto específico, mas à forma como a empresa estrutura e protege todo o seu ciclo de desenvolvimento, do design ao firmware e às atualizações. Isso significa que os clientes, sejam provedores de internet, empresas ou consumidores finais, estão adquirindo soluções de uma marca que trata a cibersegurança como prioridade estratégica”, destaca Carlos Santos, Gerente de Produtos da TP-Link Brasil.

No segmento Enterprise e provedores de Internet, a validação deve se tornar um requisito-padrão em RFPs e processos de contratação a partir de novembro de 2025. Isso impacta diretamente projetos de redes corporativas, Wi-Fi público, soluções para provedores e integradores. Além do impacto no mercado corporativo, a aprovação reforça também o compromisso da marca com a segurança no portfólio voltado ao consumidor final, que inclui roteadores Wi-Fi 6 e Wi-Fi 7, sistemas Mesh Deco e dispositivos inteligentes da linha Tapo.



Mais Notícias RTI



Rio Grande do Sul consolida cinturão tecnológico com R$ 7 bilhões em projetos

Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.

27/10/2025


BWS IoT inaugura nova fábrica em MG e expande produção de dispositivos

Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.

27/10/2025


Ampernet amplia rede óptica com tecnologia da Padtec

Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.

27/10/2025