A partir do dia 26 de novembro, os fornecedores de produtos e equipamentos destinados às prestadoras de serviços de telecomunicações terão de apresentar comprovação, por meio de auditoria, de sua política de segurança cibernética. A nova exigência foi estabelecida pela Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações no Ato n° 16.417, de 22 de novembro de 2024, e significa que os prestadores de serviços não poderão utilizar em suas redes de comunicação os equipamentos de fornecedores que não tiverem a comprovação de auditoria.

As auditorias deverão ser conduzidas por entidades habilitadas, como os OCDs - Organismos de Certificação Designados reconhecidos pela Anatel. É o caso do CPQD, que acumula décadas de experiência na realização de todos os tipos de ensaios e análises de conformidade de produtos de telecomunicações exigidos pela Anatel e agora também está habilitado a conduzir as auditorias em segurança cibernética, apoiando fabricantes e prestadoras de serviços nessa adequação regulatória, necessária para a continuidade de suas operações.

“A atuação do CPQD como OCD vai além da conformidade técnica; é uma contribuição efetiva para a segurança e a confiabilidade das infraestruturas críticas de telecomunicações no país”, afirma Reginaldo Matias Ribeiro, gerente do OCD do CPQD. “Oferecemos suporte completo às empresas que precisam cumprir o novo regulamento, garantindo credibilidade, independência e competência técnica no processo de avaliação de suas práticas de segurança cibernética”, acrescenta.



Mais Notícias RTI



Tecnologia inovadora da Ericsson controla superaquecimento em antenas 5G sem a descontinuidade das transmissões

Parceria entre a Universidade Federal do Ceará e a Ericsson resulta em tecnologia que utiliza algoritmo inteligente para controlar superaquecimento.

13/10/2025


Alloha Fibra atinge 95% de taxa de reparo em equipamentos e reduz descarte de lixo eletrônico

No primeiro semestre de 2025, a empresa recolheu 197.916 equipamentos.

13/10/2025


Ascenty lança marketplace B2B para ampliar conexões no ecossistema digital

Empresas podem divulgar suas marcas, produtos e serviços na plataforma.

13/10/2025