No dia 23 de setembro, a Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em parceria com a SETI - Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná e o Centro de Treinamento Cirúrgico Scolla, realizou um feito inédito para a medicina remota: uma telecirurgia robótica que conectou o Hospital da Cruz Vermelha, em Curitiba, PR, a um cirurgião no Hospital Jaber Surgery, no Kuwait, a mais de 13 mil quilômetros de distância. A Ligga Telecom viabilizou a conectividade nacional, assegurando a transmissão de dados entre o Hospital da Cruz Vermelha e o data center em São Paulo. A partir dessa estrutura, foi possível a interconexão com a rede internacional até o Kuwait.
O procedimento foi concluído com sucesso, registrando atraso de apenas 196 milissegundos – tempo decisivo para a precisão da operação. A iniciativa integrou esforços da Unioeste e do Governo do Estado do Paraná, que investe na expansão de cirurgias robóticas e na formação de alunos e residentes da instituição. Para viabilizar a operação, a Ligga assegurou a transmissão de dados entre o hospital no Paraná e o data center em São Paulo por meio de um link dedicado de ponta a ponta, com banda e desempenho garantidos. A infraestrutura crítica foi determinante para permitir a interconexão com o ambiente internacional, assegurando estabilidade e ultrabaixa latência para uma aplicação altamente sensível.
A confirmação feita pelo Guinness World Records após consulta, aponta que essa é a operação com maior separação geográfica já realizada, superando o recorde anterior de pouco mais de 12 mil quilômetros, estabelecido entre Marrocos (Casablanca) e China (Xangai).
Foto: Divulgação Scolla - Reprodução-AEN
Mais Notícias RTI
Solução de satélite de baixa órbita é focada no segmento B2B.
06/10/2025
O Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH no segundo trimestre de 2025.
07/10/2025
Sistema de comunicação por rádio móvel terrestre moderniza operações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
06/10/2025