A Elea Data Centers anunciou que venceu a licitação pública para fornecer um data center para a Petrobras. O contrato, de R$ 2,3 bilhões e prazo de 17 anos, representa a maior iniciativa de infraestrutura de TI já concedida até hoje por uma empresa latino-americana: uma implantação de um data center de alta capacidade, da ordem de 30 MVA, com tecnologia de resfriamento líquido. O objetivo da planta será hospedar supercomputadores da companhia e processar dados científicos da Petrobras das áreas de exploração, pesquisa e reservatório. O contrato também habilita a Petrobras a usar a infraestrutura para cargas de trabalho de IA. Ciente do seu compromisso com a transição energética justa, a companhia exigiu, no edital, que a energia fosse oriunda de fontes renováveis, fazendo deste projeto um modelo de sustentabilidade global.

“Desde 2024, nos posicionamos como a primeira plataforma de infraestrutura dedicada à Inteligência Artificial no Brasil e na América Latina, porque acreditamos que essa transformação é essencial para o país. A conquista do contrato com a Petrobras é um marco importante e reforça nosso compromisso de liderar tecnologicamente o setor”, afirma Alessandro Lombardi, chairman e fundador da Elea Data Centers. O projeto da Petrobras será hospedado no campus de São Bernardo do Campo, SP, de propriedade da Elea, uma localização estratégica com ampla infraestrutura de transmissão de energia.

Este projeto operará totalmente com energia renovável certificada, adotará resfriamento com reúso de água e aplicará rígidos padrões de eficiência alinhados às exigências de sustentabilidade da Petrobras. Poucas empresas no mundo executaram plantas sustentáveis, nenhuma, ainda, na América Latina, nesta escala.
A conquista do contrato com a Petrobras ocorre concomitante a outros projetos de larga escala da Elea, a exemplo da Rio AI City, um hub de data centers voltado para a próxima geração de cargas de trabalho em IA e nuvem. Com uma capacidade projetada para até 3,2 GW, a Rio AI City está sendo desenvolvida na região do Parque Olímpico, Rio de Janeiro.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026