A Links Field, provedora global de soluções de conectividade, anuncia o lançamento mundial de sua solução eSIM SGP.32, certificada pela GSMA, com o objetivo de impulsionar a transformação da IoT - Internet das Coisas e M2M - comunicações máquina a máquina. A nova solução elimina a dependência de cartões SIM físicos e viabiliza a ativação e o gerenciamento remoto de perfis e serviços de telecomunicações, oferecendo mais conveniência, segurança e eficiência operacional para empresas em todo o mundo.
A tecnologia possibilita redução de custos, simplificação de processos logísticos, maior segurança e conectividade global. O eSIM SGP.32 tem especial apelo em dispositivos IoT sem telas ou câmeras, como sensores, rastreadores, wearables, automóveis e equipamentos industriais. A solução conta com importantes componentes que viabilizam sua operação, como o eUICC - Embedded Universal Integrated Circuit Card, que armazena e gerencia perfis de operadora de forma segura dentro do dispositivo; o IPA (IoT Profile Assistant), que facilita a comunicação entre o eUICC e os servidores de provisionamento remoto; o eIM (eSIM IoT Remote Manager), responsável pelo download, autenticação e segurança dos perfis; e o SM-DP+, que prepara e entrega os perfis de operadoras de maneira confiável.
Segundo Gary Wong (foto), COO Global da Links Field, “este é um marco para a companhia e para a conectividade mundial. O eSIM SGP.32 permite às empresas operarem em escala global, com flexibilidade e sustentabilidade, alinhado às demandas de um ecossistema digital cada vez mais conectado”.
Além da infraestrutura tecnológica, a solução proporciona benefícios estratégicos ao mercado. Do ponto de vista logístico, elimina o envio físico de SIM cards, reduz despesas operacionais e permite maior agilidade na distribuição global. Em termos de segurança, impede a remoção física do chip e possibilita o bloqueio remoto do dispositivo. Do lado da conectividade, o eSIM conecta-se automaticamente a perfis locais, eliminando a necessidade de roaming internacional. Também há destaque pelo caráter sustentável, ao reduzir o uso de materiais descartáveis, e pela flexibilidade operacional, já que permite ativar ou desativar serviços de maneira remota sem necessidade de intervenção humana (para troca do SIM Card físico, por exemplo), atendendo às demandas crescentes de setores como transporte, saúde e agronegócio.
O cofundador e CEO da Links Field Brasil, Thiago Rodrigues, destaca: “O lançamento global do eSIM SGP.32 reforça o nosso compromisso em trazer inovação e conveniência para o mercado IoT, permitindo que empresas de diferentes setores ampliem sua capacidade de conectar dispositivos com eficiência e segurança”.
O eSIM SGP.32 abre novas oportunidades para aplicações em larga escala. Na indústria automotiva, possibilita conectividade contínua em veículos, manutenção preditiva e atualizações remotas; na saúde, viabiliza monitoramento remoto de pacientes e transmissão de dados em tempo real; nas cidades inteligentes, facilita a integração de sensores de tráfego, iluminação pública inteligente, medidores de água, gás e energia; e no setor de meios de pagamento, viabiliza dispositivos POS mais seguros, compactos e eficientes.
“Nossa solução ‘full-stack’ foi projetada para simplificar a implantação em massa de dispositivos IoT, criando uma infraestrutura que acompanha a evolução tecnológica, ao mesmo tempo em que reduz custos e fortalece a segurança”, complementa Marcos Betiolo, CTO da Links Field Brasil.
Mais Notícias RTI
Solução de satélite de baixa órbita é focada no segmento B2B.
06/10/2025
O Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH no segundo trimestre de 2025.
07/10/2025
Sistema de comunicação por rádio móvel terrestre moderniza operações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
06/10/2025