A xFusion, fornecedora global de infraestrutura e serviços de computação, com sede em Singapura, anuncia oficialmente o início de suas operações no Brasil. No país, a operação será conduzida por Patrícia Cocozza, gerente geral da xFusion no Brasil, ao lado de Robin Shi, presidente da xFusion América Latina, e Louis Zhao, presidente de Negócios Internacionais da xFusion. Com a inauguração da operação brasileira, a xFusion está estabelecendo a fabricação local (Palhoça, SC) e trazendo soluções de computação avançada. A xFusion considera o Brasil e a América Latina como mercados estratégicos para a próxima onda de inovação em IA - Inteligência Artificial, modernização de data centers e edge computing, aumentado também a necessidade de servidores que combinem alto desempenho com eficiência energética. A xFusion atende a essa demanda com seu portfólio de servidores com tecnologia de resfriamento líquido.

Segundo a empresa, as soluções da xFusion se destacam por combinar alto desempenho, eficiência energética, confiabilidade e alta densidade em seus servidores. Equipados com CPUs e GPUs de última geração, eles são preparados para executar modelos de inteligência artificial, machine learning e simulações com velocidade superior. O uso de resfriamento líquido reduz significativamente o consumo de energia e a pegada de carbono dos data centers. Esse sistema também garante temperaturas estáveis nos componentes, aumentando a vida útil dos equipamentos e assegurando a disponibilidade para cargas de trabalho de missão crítica. Além disso, a arquitetura permite entregar mais poder computacional em menos espaço, elevando a capacidade dos data centers sem comprometer a segurança ou a performance.

Entre as soluções já disponíveis no Brasil estão os servidores FusionPoD for AI, rack-scale totalmente refrigerado a líquido, projetado para cargas de IA de alta complexidade, e o FusionOne HCI, FusionOne AI e FusionOne HPC: modelos que atendem diferentes demandas do mercado.

“O país vive um momento de forte transformação digital em setores como finanças, varejo e saúde, o que amplia a demanda por processamento de dados em tempo real e de alto desempenho”, afirma Louis Zhao, presidente de Negócios Internacionais da xFusion. “Estamos preparados para atender essa demanda com soluções de computação eficientes, de alto desempenho, projetadas para uma economia altamente conectada e cada vez mais digitalizada.”

Para Robin Shi, presidente da xFusion América Latina, o Brasil lidera a expansão de infraestrutura na região. “Com a chegada de novos data centers em hiperescala, maior conectividade e rápida adoção do edge computing, o país está na dianteira desse movimento”, diz. “Essa infraestrutura é fundamental para viabilizar aplicações de IA em tempo real em áreas críticas como segurança pública, cidades inteligentes e Indústria 4.0.”

Liderando a nova operação, Patrícia Cocozza traz profundo conhecimento do mercado de TI para orientar o crescimento da xFusion: “Nosso foco é construir um ecossistema local robusto, entregar valor diferenciado aos clientes e tornar acessível tecnologia de classe mundial. Com investimento em manufatura e talentos locais, estamos estabelecendo uma parceria de longo prazo com o país”, comenta Patricia.

Para assegurar uma cadeia de suprimentos ágil e competitiva, a xFusion, em parceria com a BRITI, inaugurou o Brazil Supply Center. O centro realiza produção local, testes de integração e armazenamento, garantindo entregas rápidas e preços competitivos em toda a América Latina. Essa estrutura é apoiada pelos seis Global Technical Assistance Centers (GTACs) da companhia, que oferecem suporte técnico especializado 24 horas por dia.



Mais Notícias RTI



Deutsche Telekom expande oferta de conectividade móvel em parceria com a Starlink

Solução de satélite de baixa órbita é focada no segmento B2B.

06/10/2025


Estudo da Omdia aponta crescimento de investimentos em fibra óptica

O Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH no segundo trimestre de 2025.

07/10/2025


Metrô de São Paulo tem novo sistema digital para aumentar segurança

Sistema de comunicação por rádio móvel terrestre moderniza operações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

06/10/2025