A Winity, plataforma de infraestrutura wireless do Fundo IV de Infraestrutura do Patria Investimentos, e a Comba Telecom, provedora de soluções de infraestrutura para telecomunicações, participam da implantação de conectividade 4G e 5G no Metrô de São Paulo.
A tecnologia adotada para o projeto é o sistema de antenas ativas distribuídas de última geração da empresa Comba Telecom, chamado Comflex MAX 5G. Este sistema foi desenvolvido para a distribuição do sinal celular das operadoras de forma simultânea e contínua em todas as estações e túneis que compreendem as linhas 1, 2 e 3 do metrô de São Paulo para mais de 2,7 milhões de passageiros que circulam diariamente pelo sistema metroviário.
A totalidade do projeto considera a construção de seis salas concentradoras, denominadas Hotéis BTS (Central de Estações Radiobase), das quais são distribuídos 133 quilômetros de cabo irradiante para transmissão de sinal dentro dos túneis e 500 antenas distribuídas ao longo das 35 estações subterrâneas.
De acordo com Johnny Brito, CEO da Comba Brasil, a iniciativa marca um avanço importante para a mobilidade urbana. “Com o Comflex MAX 5G, estamos garantindo aos passageiros do Metrô de São Paulo uma experiência de rede estável, rápida, confiável e de última geração”, finaliza.
Mais Notícias RTI
Solução de satélite de baixa órbita é focada no segmento B2B.
06/10/2025
O Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH no segundo trimestre de 2025.
07/10/2025
Sistema de comunicação por rádio móvel terrestre moderniza operações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.
06/10/2025