A TP-Link, fabricante de soluções de conectividade, firmou parceria com o IFCE - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará para a oferta do curso de certificação OCNA - Omada Certified Network Associate, um programa de formação básica e avançada em redes cabeadas e sem fio. A iniciativa prevê a doação de equipamentos pela companhia para a criação de dois laboratórios regionais, que terão como objetivo preparar estudantes e profissionais para o mercado de TI.

Os laboratórios serão instalados nos campi de Fortaleza e Acopiara (317 quilômetros da capital), com capacidade para atender turmas de até 60 alunos. Ao longo do curso, aulas práticas serão oferecidas para permitir que os participantes testem e configurem os equipamentos de forma aplicada, ampliando a experiência técnica.

Nesse contexto, a expectativa é que nos próximos dois anos centenas de alunos e profissionais já atuantes na área de redes sejam capacitados e certificados de forma gratuita, fortalecendo a inclusão no mercado de trabalho.

“A parceria com o IFCE mostra como empresas e instituições de ensino podem atuar juntas para ampliar o acesso à formação em tecnologia e criar novas oportunidades de carreira, especialmente na região nordeste do país”, ressalta Marcelo Oliveira, diretor geral da TP-Link Brasil.

Para Wally Menezes, reitor do IFCE, a cooperação abre caminho para o fortalecimento da formação técnica no estado. “Com a chegada dos laboratórios da TP-Link, nossos estudantes terão contato direto com equipamentos de ponta e poderão vivenciar situações reais de configuração e gestão de redes. Isso não apenas enriquece o aprendizado, mas também aumenta a empregabilidade dos nossos alunos e fortalece a missão do IFCE de promover educação de excelência”, destaca.

Além do IFCE, a TP-Link avalia expandir o modelo para outras instituições de ensino no país, com o objetivo de ampliar a oferta da certificação OCNA e consolidar sua atuação como parceira estratégica na formação de mão de obra especializada em tecnologia.

“Acreditamos que a transformação digital do Brasil passa, necessariamente, pela qualificação de pessoas. Essa parceria é apenas o começo, pois queremos criar uma rede de conhecimento que alcance cada vez mais instituições e forme profissionais preparados para liderar os avanços tecnológicos do futuro”, conclui o diretor geral da TP-Link Brasil.



Mais Notícias RTI



Deutsche Telekom expande oferta de conectividade móvel em parceria com a Starlink

Solução de satélite de baixa órbita é focada no segmento B2B.

06/10/2025


Estudo da Omdia aponta crescimento de investimentos em fibra óptica

O Brasil é um dos países que mais cresceram em FTTH no segundo trimestre de 2025.

07/10/2025


Metrô de São Paulo tem novo sistema digital para aumentar segurança

Sistema de comunicação por rádio móvel terrestre moderniza operações nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha.

06/10/2025