O Inatel - Instituto Nacional de Telecomunicações abriu as inscrições para o Programa de Pós-Graduação em Telecomunicações, com vagas de Mestrado e Doutorado para o 1º semestre de 2026. Os cursos stricto sensu, avaliados com nota 4 pela Capes, são 100% presenciais em Santa Rita do Sapucaí, MG, e têm duração estimada de dois anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro de 2026.
O programa possui área de concentração em Telecomunicações, com duas linhas de pesquisa: Redes e Sistemas de Telecomunicações e Dispositivos de RF e Fotônicos para Telecomunicações. Dentro dessas linhas, os pesquisadores poderão optar por temas como Sistemas 5G e 6G, Internet das Coisas – IoT, Inteligência Artificial e Machine Learning, Antenas, entre outras tecnologias. Há 19 anos, a pós-graduação do Inatel forma mestres e doutores altamente qualificados, preparados para atuar em inovação, desenvolvimento tecnológico e investigação científica.
A seleção dos candidatos será feita por comissão designada, considerando histórico acadêmico, experiência profissional, capacidade de pesquisa, cartas de recomendação e, no caso do doutorado, publicações científicas relevantes. O resultado dos selecionados será divulgado na página dos cursos de Mestrado e Doutorado, na home page Inatel.
O Inatel oferece diversas modalidades de bolsas de estudo e atualmente conta com mais de 90 alunos bolsistas na pós-graduação. As oportunidades incluem bolsas para custeio de mensalidades, concedidas mediante análise socioeconômica, bolsas de manutenção para apoio durante o período de estudos e bolsas vinculadas a Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento específicos, de acordo com a linha de pesquisa.
As inscrições podem ser feitas no link: https://inatel.br/mestrado-doutorado/inscricao.
Mais Notícias RTI
Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.
15/09/2025
Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.
15/09/2025
A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina
15/09/2025