A Comscore, fornecedora de serviços de medição de audiência digital, apresentou um novo estudo sobre o comportamento da população brasileira nas plataformas digitais. Os dados, levantados no período de janeiro a junho de 2025, detalham a presença digital em todo o país, com destaque para a região Nordeste, onde foram identificados perfis de usuários altamente engajados e influentes.
Segundo classificação da Comscore Plan Metrix, a região Nordeste conta com 31 milhões de internautas, dos quais 19 milhões (62% da população digital local) são os principais decisores de compra. Entre eles, 46% (aproximadamente 14,1 milhões) pertencem à classe C, 65% possuem cartão de crédito, 29% utilizam serviços bancários via smartphone, 48% reconhecem que TV conectada e streaming alteraram seus hábitos de consumo audiovisual, e 44% seguem marcas nas redes sociais.
No entretenimento, as plataformas digitais mais acessadas pelos nordestinos estão YouTube (25,9 milhões de visitantes únicos), Spotify (12,6 milhões), Netflix (8,7 milhões), Globo Entretenimento (6,6 milhões) e Terra Entretenimento (5,6 milhões), demonstrando ampla penetração de consumo audiovisual e musical.
No âmbito nacional, o levantamento sobre o percentual do consumo brasileiro por classes aponta que 44% pertencem à classe C, 43% A/B e 13% D/E o que reforça a diversidade e o potencial de segmentação do ecossistema digital nacional.
“Os dados desenham um país que vive e consome digitalmente, com públicos segmentados, engajados e cada vez mais exigentes. Nesse cenário, medir corretamente o alcance, o engajamento e o contexto da audiência se torna essencial para a definição de estratégias de comunicação, formulação de políticas públicas e tomadas de decisões empresariais baseadas em dados”, comenta Ingrid Veronesi, country manager da Comscore no Brasil.
A apresentação completa pode ser acessada pelo link: https://abrir.link/Yptwj.
Mais Notícias RTI
Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.
15/09/2025
Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.
15/09/2025
A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina
16/09/2025