A nova diretoria da AbraCloud - Associação Brasileira de Infraestrutura e Serviços Cloud assumiu em 1º de setembro para um mandato de três anos, de 2025 a 2027, com uma nova estrutura e mudanças significativas, pois amplia o número de diretorias e, simultaneamente, integra novas frentes estratégicas alinhadas ao planejamento do período. Com isso, a nova composição pretende fortalecer a representatividade institucional, acelerar projetos de inovação e maximizar a competitividade do setor nacional de cloud e edge computing.

Roberto Bertó, CEO da Under Servers & Datacenters (foto), permanece na presidência da associação para um novo mandato, com a AbraCloud passando a contar com dez núcleos de trabalho responsáveis por 22 iniciativas, abrangendo desde inovação tecnológica até relacionamento institucional.
O número de diretorias passou de cinco para dez, incluindo áreas de destaque como Cloud Native, IA - Inteligência Artificial, Educação e Técnica, além de diretorias estatutárias.

“Nosso objetivo é apoiar o desenvolvimento das atividades relacionadas a hosting e infraestrutura de cloud computing nacional, congregando empresas na defesa de interesses e autorregulamentação do setor; com transparência, responsabilidade, ética e eficiência”, comenta Bertó.

Na gestão 2025-2027, a AbraCloud irá priorizar o avanço das certificações de segurança, o desenvolvimento de soluções Kubernetes nacionais e a promoção de IA soberana. Ao mesmo tempo, investirá na ampliação de programas de formação técnica destinados aos profissionais do setor.

Outra prioridade será fortalecer o relacionamento com governo e mercado, por meio de frentes de Relações Governamentais (RelGov) e campanhas institucionais de posicionamento.

A estrutura atualizada da diretoria da AbraCloud conta com diretorias estatutárias e adjuntas. Na presidência está Roberto Bertó, da Under Servers & Datacenters. A diretoria de Comunicação é ocupada por Alexandro Nanni Castelli, da SC Clouds, enquanto as Relações Institucionais ficam a cargo de Marcio Lacs, da AMT Cloud. Leonardo Salgado da Silveira, da Adentro, responde pela área de Administração e Finanças, e Rafael Fonseca, da Servla, assume a diretoria de Associados.

Entre as diretorias adjuntas, Cristiane Moncau, da LWSA, responde pela área Jurídica, e Marcio Perin, da SBA Edge, pela Técnica. Já a diretoria de Cloud Native está sob a responsabilidade de Pedro Schirmer, da Audaks. Além disso, a área de Inteligência Artificial é conduzida por Leonardo Salgado da Silveira, também da Adentro.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025