A Fibracem, indústria especializada no mercado brasileiro de comunicação óptica, está executando um processo de upgrade de seus racks. A iniciativa visa atualizar os modelos existentes no portfólio, com o objetivo de acompanhar a demanda do mercado corporativo, com melhorias funcionais e estéticas e sem elevar custo.
De acordo com o COO da companhia, Eryck El-Jaick, até o momento, cinco modelos padrão de racks, variando de 20U a 44U, passaram por uma série de modificações. Entre as principais mudanças, estão as tampas destacáveis que substituem as tampas falsas e rebites plásticos. O executivo da Fibracem afirma que isso facilitará a manutenção e aprimorará o fluxo de ar, contribuindo inclusive para uma melhor eficiência térmica.
“Além disso, incluir a porta perfurada no produto tem a intenção de deixá-lo cada vez mais adequado para o mercado corporativo. O design das tampas laterais também foi atualizado com recortes para ventilação”, aponta.
Apesar das melhorias significativas, a Fibracem não deve aumentar os preços dos racks que passaram pelo processo de atualização. A empresa conseguiu otimizar o procedimento de produção, mantendo os mesmos custos. “Esse upgrade oferece uma solução mais atualizada para os clientes”, acrescenta.
A atualização de produtos é um compromisso antigo da companhia. A fabricante, que é 100% nacional, tradicionalmente executa atualizações de produtos para manter-se alinhada com as tendências de mercado. No entanto, as melhorias eram mais frequentes em equipamentos e acessórios para redes externas de fibra óptica. Com o processo de atualização também em equipamentos corporativos, a expectativa é que a indústria continue oferecendo soluções que atendam cada vez mais às reais necessidades das empresas, mantendo-se, assim, como uma das principais no setor de infraestrutura de redes.
A expectativa é que, com estas atualizações, a companhia tenha um incremento significativo e considerável na demanda por seus racks renovados. “Acreditamos que as melhorias técnicas, combinadas com a redução no custo de frete pelo transporte otimizado dos racks desmontáveis, tornarão os produtos ainda mais competitivos no mercado de telecom brasileiro”, conclui Eryck El-Jaick.
Mais Notícias RTI
Entre os destaques está a Tellescom, que prevê R$ 1 bilhão em quatro novas plantas de encapsulamento de chips em Cachoeirinha até 2029.
27/10/2025
Empresa amplia capacidade industrial e prevê crescimento anual de 25% na produção de soluções IoT.
27/10/2025
Provedor paranaense investe em equipamentos DWDM e amplia rotas até o Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Argentina.
27/10/2025