O Senai-SP concluiu a instalação de uma rede privada 5G nas unidades Vila Mariana e São Caetano do Sul, com apoio financeiro da Finep – Financiadora de Estudos e Projetos. A iniciativa integra o projeto Plataforma Gêmeo Digital Aplicada à Indústria 4.0, Utilizando Rede Móvel 5G, aprovado na chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT - Desenvolvimento de Aplicações em Redes 5G Privadas.
O objetivo do projeto é validar o conceito de gêmeos digitais aplicados à Indústria 4.0, utilizando uma rede móvel 5G privada para otimizar processos industriais. A proposta contempla aplicações em IIoT - Internet das Coisas Industriais, virtualização e modelagem 3D, comunicação em tempo real e tomada de decisão.
O Senai-SP adquiriu a solução Ericsson Private 5G, atendendo às necessidades do projeto e criando um ambiente de demonstração e validação tecnológica para a indústria. A solução viabiliza a adoção de tecnologias emergentes como IIoT, gêmeos digitais e IA - Inteligência Artificial, promovendo a digitalização e o aumento da produtividade industrial.
“A implementação da rede privada 5G é um passo estratégico para validarmos novas tecnologias que tragam ganhos reais de produtividade para a indústria. Estamos entusiasmados em liderar essa transformação digital com uma infraestrutura que não apenas aprimora a eficiência operacional, mas também impulsiona a inovação e fortalece nossas atividades educacionais, da formação técnica à pós-graduação, com foco em Indústria 4.0”, afirma Wilson Cardoso, assessor da diretoria regional do Senai-SP.
A solução Ericsson Private 5G é uma rede sem fio projetada para uso industrial. Conta com um portal de gerenciamento baseado em nuvem e ferramentas de diagnóstico que atendem às necessidades de autogerenciamento das equipes de TI e TO, mantendo os dados sensíveis protegidos localmente.
Mais Notícias RTI
Empresa de tecnologia Sourei vai ampliar sua operação com nova estrutura modular.
11/08/2025
Equipamento deve ser entregue ainda este ano.
11/08/2025
Marketplaces, equipamentos recondicionados e data centers entram no radar regulatório.
11/08/2025