Após mais de um ano do anúncio oficial do PBIA - Plano Brasileiro de Inteligência Artificial pelo Governo Federal, em julho de 2024, os primeiros avanços do projeto governamental sobre o uso da IA – Inteligência Artificial no contexto socioeconômico brasileiro serão apresentados no Fórum RNP. O evento, promovido pela RNP - Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, será realizado em Brasília, de 15 a 18 de setembro, em formato híbrido.

Em sua 14ª edição, o encontro traz como uma de suas principais atrações a participação de Hugo Valadares, diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTI - Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, que, desde abril deste ano, conduz o PBIA dentro da pasta ministerial. Em seu painel, marcado para 17 de setembro, o pesquisador e atual líder do projeto revelará o andamento do plano que visa colocar o Brasil em posição de maior destaque e soberania digital, especificamente sobre o desenvolvimento da IA.

A previsão de investimento para o PBIA é de R$ 23 bilhões em ações de impacto direto para diversos setores da economia brasileira. O plano prioriza a formação de profissionais com características que atendam às demandas da IA, o fomento à inovação empresarial e industrial e a estruturação da regulação da tecnologia, considerando o contexto do Brasil.

Com o tema As Tecnologias que nos Conectam e Transformam, a programação do Fórum contemplará quatro eixos temáticos: Segurança e Privacidade, com foco na proteção no mundo digital; IA e Inovação, trazendo reflexões sobre os usos dessa tecnologia e seus impactos éticos na sociedade; Redes Avançadas, visando gerar discussões sobre tecnologias como 5G e IoT – Internet das Coisas; e Governança e Liderança, que destaca a importância de modelos mais inclusivos, colaborativos e sustentáveis para lidar com as mudanças na sociedade.

O Fórum RNP é promovido anualmente pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa para estimular debates sobre os avanços das TIC - Tecnologias da Informação e Comunicação, com foco especial em assuntos estratégicos para o SNCTI - Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro de 2025 contará com palestras, painéis, workshops e conversas-relâmpago, além de uma área dedicada a negócios, com exposição de produtos e soluções. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site: https://abrir.link/GhicH.



Mais Notícias RTI



Governo de Minas Gerais atrai R$ 23 milhões para data center em Varginha

Empresa de tecnologia Sourei vai ampliar sua operação com nova estrutura modular.

11/08/2025


Banpará avança na construção de novo data center

Equipamento deve ser entregue ainda este ano.

11/08/2025


Anatel aprova novas regras para certificação de produtos

Marketplaces, equipamentos recondicionados e data centers entram no radar regulatório.

11/08/2025