A Unifique Telecomunicações, operadora com capital aberto na B3, de Timbó, SC, acaba de selar uma parceria estratégica para entrada definitiva no mercado de energia renovável. A empresa adquiriu 70% da Sustentys S.A., holding que detém a integralidade do capital das empresas também catarinenses R4 Energias Renováveis, R4 Engenharia e R4 Gestora de Energia, especializadas em soluções de energia renovável e armazenamento inteligente.

A R4 traz know-how em usinas fotovoltaicas e sistemas de armazenamento (BESS), enquanto a Unifique demanda mais energia para suportar sua infraestrutura de fibra óptica, data centers e rede 5G — expandida após vencer lotes do leilão do 5G em 2023. Com mais de 800 mil clientes em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a combinação de conectividade e energia resulta em um portfólio integrado com oferta diferenciada.

Com sede também em Timbó, a R4 seguirá operando com autonomia, mas agora com capital e estrutura para escalar projetos em usinas solares de geração distribuída. A expansão deve contemplar toda a base de clientes da Unifique.

O acordo prevê investimentos em novas usinas solares, em sistemas de armazenamento de energia e na instalação de uma rede de eletropostos para veículos elétricos na região Sul, prevista para os próximos dois anos.

A Unifique já operava uma usina solar própria em Santa Catarina, construída em Planalto Alegre, com 3600 painéis fotovoltaicos, com capacidade de abastecer cerca de 1100 residências mensais, com o objetivo de atingir 100% de autossuficiência energética na região.

Com a aquisição da R4, a empresa reforça sua estratégia de integrar conectividade e sustentabilidade, promovendo redução significativa na pegada de carbono e no custo operacional. Essa jogada sinaliza uma tendência de fusão entre telecom e energia — com soluções completas e modelos de assinatura que podem oferecer até 95% de economia na fatura elétrica corporativa.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025