No dia 18 de agosto, segunda, das 8h às 18h, o SEESP - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo realizará o workshop Conectando o Futuro – Estratégias para a melhoria da infraestrutura urbana de telecomunicações em São Paulo, reunindo especialistas, gestores públicos e representantes do setor no auditório da entidade, na Rua Genebra, 25, no bairro da Bela Vista.

Gratuito e aberto ao público, o evento discutirá soluções para os desafios da conectividade na capital paulista, abordando a precariedade das redes aéreas e subterrâneas, os impactos urbanísticos, as exigências de segurança no trabalho e o papel estratégico das telecomunicações na construção de cidades inteligentes.

Serão quatro painéis temáticos com participações de representantes da Prefeitura e da Câmara Municipal de São Paulo e da Fiesp - Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, além de especialistas em segurança do trabalho e direito regulatório. A programação completa está disponível em: https://bit.ly/InfraTelecom.

As inscrições são gratuitas e já estão abertas, podendo ser feitas pelo link www.seesp.org.br/sympla . As vagas são limitadas. O evento tem o apoio de Câmara Municipal de São Paulo, FNE - Federação Nacional dos Engenheiros, Crea-SP - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo, Adinatel - Associação dos Diplomados do Inatel, Telcomp, Abeprest - Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática, Abracopel - Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade e TelComp.

Painéis

O workshop contará com quatro painéis. O Painel 1 fará um diagnóstico do complexo panorama das redes de telecomunicações na capital paulista, com ênfase nas infraestruturas aéreas e subterrâneas de cabos telefônicos. Autoridades e gestores públicos abordarão os desafios enfrentados pela Prefeitura, os impactos urbanísticos e ambientais e as oportunidades de inovação para garantir uma conectividade mais eficiente e sustentável.

No Painel 2, especialistas do setor discutirão os obstáculos e perspectivas para o enterramento de cabos e outras melhorias na infraestrutura urbana, fundamentais para o crescimento econômico e social das cidades. O debate irá destacar como as telecomunicações são essenciais para um ambiente de negócios dinâmico e para a qualidade de vida da população, diante dos desafios impostos pela transformação digital.

A segurança do trabalho será o foco do Painel 3, que trará um alerta sobre o elevado número de acidentes no setor de telecomunicações no Brasil. O painel reunirá especialistas que discutirão a necessidade de normas rigorosas e de uma cultura de segurança efetiva nas empresas, especialmente diante da terceirização dos serviços. Serão compartilhadas práticas e orientações para garantir ambientes mais seguros, protegendo trabalhadores e sociedade.

Fechando o evento, o Painel 4 discutirá como a infraestrutura de telecomunicações pode ser alavanca para o desenvolvimento de cidades inteligentes e sustentáveis. A integração de tecnologias como IA - Inteligência Artificial, IoT - Internet das Coisas, 5G e 6G será debatida como estratégia para otimizar a gestão urbana, promover eficiência no uso dos recursos, melhorar serviços públicos e assegurar sustentabilidade.



Mais Notícias RTI



Governo de Minas Gerais atrai R$ 23 milhões para data center em Varginha

Empresa de tecnologia Sourei vai ampliar sua operação com nova estrutura modular.

11/08/2025


Banpará avança na construção de novo data center

Equipamento deve ser entregue ainda este ano.

11/08/2025


Anatel aprova novas regras para certificação de produtos

Marketplaces, equipamentos recondicionados e data centers entram no radar regulatório.

11/08/2025