A American Tower do Brasil, operadora e desenvolvedora de infraestrutura, anuncia a ativação de sua primeira planta solar em Minas Gerais para atender a 100% do consumo da rede de fibra óptica. A usina tem capacidade inicial instalada de 1,7 MWp (poderá atingir 3 MWp com novas expansões), composta por 4920 painéis solares e está diretamente conectada à rede pública de distribuição de energia elétrica. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa CGC Energia, de São José do Rio Preto, SP.

“Utilizar esta fonte de energia renovável evitará a emissão de 255 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente, reduzindo ainda mais a pegada de carbono da operação no Brasil”, afirma Abel Camargo, Vice Presidente de Estratégia e Novos Negócios da American Tower do Brasil. A planta solar está localizada no Triângulo Mineiro, que possui bons índices de irradiação solar.

O plano de expansão da planta, que está em andamento, deve permitir que a empresa atenda totalmente a demanda de consumo da rede da operação de fibra óptica da American Tower para 2021 e comece a gerar energia excedente para o uso compartilhado com clientes.  Além da rede neutra FTTH, a planta solar pode atender a outras soluções da companhia, como o iSite, uma estrutura compacta que agrega sistema irradiante, fibra óptica e sistema de energia pronta para receber os equipamentos das operadoras, voltada para adensamento de rede em ambientes urbanos.

Recentemente, a empresa expandiu sua rede de fibra óptica neutra em Minas Gerais com a ampliação da cobertura de rede, abrangendo 15 novas localidades e novas rotas de backbone, somadas ao crescimento de cobertura nas cidades, que atualmente representam mais de 17 mil km de rede óptica construída.

A American Tower fornece rede neutra de acesso com tecnologia GPON, cujo objetivo é disponibilizar a infraestrutura de acesso para as operadoras de telecomunicações, de modo que elas possam, por sua vez, oferecer conexão de banda larga para seus clientes residenciais e empresariais. A rede neutra FTTH da empresa continua a expandir e foi a grande motivadora da iniciativa de lançamento da planta solar. 

Com matriz em Boston, EUA, a American Tower do Brasil, subsidiária da American Tower Corporation, um dos maiores fundos de investimentos imobiliários globais, é proprietária independente, operadora e desenvolvedora de infraestrutura multicliente para comunicações e transmissão sem fio. O portfólio conta com mais de 19 mil sites de comunicações no Brasil, uma operação de fibra óptica em Minas Gerais e uma rede nacional para IoT LoRaWAN Em todo o mundo, opera cerca de 180 mil estações de comunicação sem fio. A sede da American Tower do Brasil fica em São Paulo.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

15/09/2025