O grupo de comunicação Jaime Câmara, com 11 geradoras de TV afiliadas da Globo, nove emissoras de rádio, três jornais e quatro portais de notícias no Centro-Oeste, utilizou a tecnologia de automação IBM Turbonomic para migrar 100% de suas cargas de trabalho de seu ambiente corporativo para a nuvem. No primeiro semestre de 2024, foi obtida uma economia de 22% somente com as informações geradas pela solução.

O projeto foi implementado a partir do uso da tecnologia de automação IBM Turbonomic, em parceria com o distribuidor parceiro da IBM, TD SYNNEX, e contou com a consultoria da 4US, que efetuou a migração e serviços de implementação e gerenciamento da jornada do grupo para a nuvem. O IBM Turbonomic permite aos negócios automatizar os vários elementos implicados na utilização da nuvem, monitorando máquinas e mapeando custos de modo a direcioná-los às áreas a que correspondem e sinalizar, ao menor sinal, possíveis desvios dos padrões estabelecidos pelo cliente.

O software de automação da IBM foi configurado para a coleta de dados, tanto do ambiente de infraestrutura local quanto de nuvem, oferecendo funcionalidades multinuvem que garantem a flexibilidade necessária para o Grupo Jaime Câmara adotar, hoje e no futuro, as composições que melhor o atendam em termos financeiros e de desempenho operacional.

“Existe uma necessidade de gestão de mudança em razão de uma nova cultura de FinOps, com integração entre o desempenho financeiro e o desempenho tecnológico da empresa. Ao optar pela nuvem, é importante a empresa alinhar o trabalho de seus times técnicos e de negócios. Essa é uma grande mudança em nossa cultura", diz Luis Duarte, diretor de tecnologia do Grupo Jaime Câmara. 

Olegário Marinho, CEO da 4US, aponta como um diferencial da ferramenta em relação a outras analisadas a capacidade de, a qualquer momento, alocar cargas de trabalho para mais ou para menos, garantindo o melhor desempenho a cada aplicação.

Para o ano de 2025, foram definidas metas que preveem, no primeiro semestre, manter o planejamento orçamentário definido, fazendo o show-back dos custos das cargas de trabalho de cada área de negócio, aproveitando oportunidades de redução de custos por meio das informações que a ferramenta proporciona. 

Para o segundo semestre, a expectativa é reduzir em 25% os custos de cloud, com a modernização das aplicações e arquitetura da infraestrutura. "Em 2025, vamos ter uma segunda onda do projeto, que envolve toda a parte de media entertainment media service, o core do negócio da televisão. E o nosso desafio será maior ainda", afirma o Diretor de tecnologia do Grupo Jaime Câmara, Luis Duarte. 

No primeiro momento, apenas o ambiente administrativo do grupo foi migrado para a nuvem. Agora, o próximo passo será migrar todo o ambiente de televisão para a nuvem, o que permitirá realizar transmissões via web. “Isso é o que tornará possível a TV 3.0 que, aprimorando as funções de Inteligência Artificial hoje existentes, será customizada para cada espectador. A migração para a nuvem é o primeiro passo para chegarmos lá”, explica Olegário Marinho. 



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025