Entre maio e junho de 2025, a Telebras instalou 12 antenas de comunicação via satélite em três Distritos Agrotecnológicos (DATs) localizados nos municípios de Alto Alegre, Lagoinha e Jacupiranga, SP, como parte das ações do projeto Semear Digital. A iniciativa, desenvolvida pela Embrapa Agricultura Digital com apoio da Fapesp, visa promover a inclusão digital e socioprodutiva de pequenas e médias propriedades rurais.
A instalação foi viabilizada por meio do programa Governo Eletrônico – Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), coordenado pelo Ministério das Comunicações e operacionalizado pela Telebras. O Gesac oferece conexão banda larga gratuita a comunidades remotas e em situação de vulnerabilidade, promovendo cidadania e acesso a serviços essenciais.
Para o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, a atuação conjunta tem papel estratégico para reduzir desigualdades regionais por meio da conectividade: “Levar Internet banda larga gratuita às zonas rurais, onde as grandes operadoras não chegam, é uma das metas do Gesac. A parceria com a Embrapa foi fundamental para identificar os pontos de instalação. Essa conectividade será decisiva para impulsionar o desenvolvimento econômico dessas regiões.”
Segundo o pesquisador Jayme Barbedo, da Embrapa Agricultura Digital e coordenador de P&D do Semear Digital, a parceria se consolidou pela “robustez técnica, cobertura nacional e alinhamento com políticas públicas voltadas à inclusão digital de populações em áreas remotas”.
Com a conexão via satélite da Telebras, o sinal chega a regiões remotas com estabilidade e qualidade, garantindo uma execução voltada para o benefício da população, especialmente em escolas, postos de saúde e comunidades indígenas e quilombolas.
As 12 antenas foram instaladas, em sua maioria, em locais públicos, para garantir o maior alcance possível às comunidades atendidas pelos DATs. Ao longo dos próximos 24 meses, a infraestrutura será monitorada pela equipe do projeto, assegurando que os resultados previstos com os recursos públicos – inclusive de emendas parlamentares – sejam efetivamente alcançados.
Mais Notícias RTI
Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.
08/07/2025
Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.
08/07/2025
As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.
08/07/2025