Com atuação consolidada no mercado de importação e exportação há mais de uma década, o Grupo Prexx avança para um novo segmento: as telecomunicações. A empresa, fundada em Caxias do Sul, RS, tem operações em 37 países e projeta um volume de negócios superior a R$ 2 bilhões em 2025.
Há dois anos, a companhia deu um passo estratégico ao criar a Symmeo, divisão independente e especializada em telecomunicações. O movimento veio acompanhado da formação de parcerias com grandes players mundiais e da contratação de profissionais experientes no setor, visando atender provedores e distribuidores. “Temos tudo que o provedor precisa, desde a central até a casa do cliente”, afirma José Ricardo Girard, diretor comercial da Divisão de Telecomunicações do Grupo Prexx.
A oferta da Symmeo inclui produtos para redes ópticas, roteadores, racks, ferragens e acessórios como EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Entre os destaques está a parceria exclusiva de distribuição com a empresa chinesa Dawnergy, que traz uma ampla linha de produtos ópticos, caixas de atendimento, splitters e kits de ferramentas. “Antes, quando o técnico perdia um item do kit, era necessário substituir o conjunto inteiro. Agora, ele pode adquirir as peças individualmente, conforme a necessidade”, explica Girard.
Além das marcas internacionais, como Downergy, HT-GD, Sumec, TP-Link, e Mikrotik, o portfólio da Symmeo conta com produtos nacionais de empresas como Parks, JFA Eletrônicos, Ytek, Bertolo, Fibracem e Ragtech. A empresa reforça que todas as linhas comercializadas possuem homologação da Anatel, garantindo qualidade e conformidade com o mercado brasileiro.
Com uma estratégia bem definida e parcerias robustas, o Grupo Prexx busca expandir sua atuação e atender às demandas de um setor em constante evolução tecnológica. “Temos uma solução bem completa”, conclui Girard.
Mais Notícias RTI
Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.
19/01/2026
Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.
19/01/2026
Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.
19/01/2026