Com atuação consolidada no mercado de importação e exportação há mais de uma década, o Grupo Prexx avança para um novo segmento: as telecomunicações. A empresa, fundada em Caxias do Sul, RS, tem operações em 37 países e projeta um volume de negócios superior a R$ 2 bilhões em 2025.

Há dois anos, a companhia deu um passo estratégico ao criar a Symmeo, divisão independente e especializada em telecomunicações. O movimento veio acompanhado da formação de parcerias com grandes players mundiais e da contratação de profissionais experientes no setor, visando atender provedores e distribuidores. “Temos tudo que o provedor precisa, desde a central até a casa do cliente”, afirma José Ricardo Girard, diretor comercial da Divisão de Telecomunicações do Grupo Prexx.

A oferta da Symmeo inclui produtos para redes ópticas, roteadores, racks, ferragens e acessórios como EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. Entre os destaques está a parceria exclusiva de distribuição com a empresa chinesa Dawnergy, que traz uma ampla linha de produtos ópticos, caixas de atendimento, splitters e kits de ferramentas. “Antes, quando o técnico perdia um item do kit, era necessário substituir o conjunto inteiro. Agora, ele pode adquirir as peças individualmente, conforme a necessidade”, explica Girard.

Além das marcas internacionais, como Downergy, HT-GD, Sumec, TP-Link, e Mikrotik, o portfólio da Symmeo conta com produtos nacionais de empresas como Parks, JFA Eletrônicos, Ytek, Bertolo, Fibracem e Ragtech. A empresa reforça que todas as linhas comercializadas possuem homologação da Anatel, garantindo qualidade e conformidade com o mercado brasileiro.

Com uma estratégia bem definida e parcerias robustas, o Grupo Prexx busca expandir sua atuação e atender às demandas de um setor em constante evolução tecnológica. “Temos uma solução bem completa”, conclui Girard.



Mais Notícias RTI



Data centers devem receber US$ 3 trilhões em investimentos e Brasil desponta na América Latina

Ministério das Comunicações trabalha em Política Nacional para impulsionar país como referência mundial em data centers.

19/01/2026


Antidumping sobre fibra óptica preocupa setor de telecomunicações

Entidades alertam para alta de até 50% nos preços dos cabos e risco à expansão da banda larga.

19/01/2026


DCD, FBA Latam e Abrint formam aliança para integrar conectividade e data centers

Parceria prevê ações conjuntas em eventos, conteúdo e capacitação ao longo de 2026.

19/01/2026