A VJ.Net, provedor de internet de Nova Bandeirantes, ex-distrito de Alta Floresta, norte de Mato Grosso, firmou parceria com a Sparz para ampliar a conectividade de dados via 4G para a zona rural, foco de sua atuação na região.

A implementação da solução de core de rede da Sparz fez o provedor regional aumentar a disponibilidade da sua rede privativa 4G na comunicação via dados entre trabalhadores do campo e seus empregadores e informar sobre a realização de diversas tarefas diárias, incluindo informar sobre as condições das máquinas e tratores, plantações, manuseio e vacinação de animais, entre outras situações, inclusive as de emergência. A comunicação de dados e voz é via WhatsApp e, após a implementação da solução, a VJ.Net passou de 420 para 510 clientes, entre pequenos sítios e fazendas.

O acordo aconteceu para substituir um sistema de core de rede que a VJ.Net utilizava, mas que continha limitações tecnológicas para viabilizar a expansão na região, além de apresentar falhas na disponibilidade e latência, prejudicando os seus clientes.

“Com a troca pela tecnologia da Sparz, resolvemos isso, além de economizar cerca de 40% no valor do licenciamento e garantir alta disponibilidade e baixa latência", comenta Valmy Junior, diretor da VJ.Net. “Agora estamos em melhores condições para gerenciar o tráfego de dados e a autenticação dos usuários. Nossos antigos clientes pararam de enfrentar falhas de conexão entre dispositivos móveis usados para a comunicação via WhatsApp”, completa.

Com a tecnologia da Sparz, a rede da VJ.Net, formada por rádios da Baicells e Sunwave, melhorou o seu desenho, e segundo Valmy Junior, aumentou o controle da operação, reduziu custos e proporciona resultados financeiros compatíveis com o crescimento da VJ.Net. “Conseguimos aumentar em 20% o número de propriedades rurais atendidas, cerca de 60% do total da região, o que demonstra o valor da parceria e os benefícios que podem ser alcançados”, finaliza.



Mais Notícias RTI



Expansão de data centers pressiona rede elétrica e exige reforços na transmissão

Há 13,4 GW em pedidos no MME para conexão até 2038 na transmissão e 1,7 GW na distribuição em São Paulo.

01/07/2025


Anlix fecha parceria com a Vero para ampliar monitoramento e gestão de rede

Colaboração prevê a adoção de tecnologias de análise e automação da Anlix para aprimorar a gestão da experiência dos clientes da operadora.

01/07/2025


Ávato, Venko e Nokia conectam operação remota da Salinas Gold com solução de LTE privado

Mina está localizada em uma região de difícil acesso e sem sinal de operadoras móveis.

01/07/2025