A WideLabs, startup brasileira de IA - Inteligência Artificial aplicada, reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade ao manter seus modelos de IA operando em infraestrutura com energia 100% renovável. A empresa hospeda seus sistemas nos data centers da Ascenty, fornecedora de soluções de colocation, que utiliza exclusivamente fontes limpas e certificadas de energia elétrica em suas unidades.

Os centros de dados da Ascenty operam com energia gerada a partir de fontes limpas e renováveis como a hídrica, solar e eólica. Além disso, a empresa compensa integralmente suas emissões de carbono, sendo certificada como companhia 100% carbono neutro. As certificações I-REC - International REC Standard recebidas pela Ascenty atestam a procedência da energia renovável utilizada. Ao lado disso, também adota projetos de data centers que não consomem água, com WUE - Water Usage Effectiveness igual a zero, e tem alta eficiência energética, com PUE - Power Usage Effectiveness de 1,41 em 2023, índice abaixo da média do mercado.

Para a WideLabs, desenvolvedora da Família Amazônia IA, uma série de modelos de linguagem de última geração, nativos em português e treinados com dados que refletem a cultura e diversidade brasileiras, operar com energia renovável é parte de um compromisso maior com o futuro. “Acreditamos que o avanço da IA precisa caminhar junto com práticas conscientes. Tecnologia não pode ser neutra diante da crise climática”, afirma Nelson Leoni, CEO da WideLabs.



Mais Notícias RTI




AWS e Refuturiza fecham parceria para capacitar brasileiros em IA e computação em nuvem

Plataforma com cursos gratuitos irá treinar 150 mil profissionais.

01/12/2025


NextStream lança hub tecnológico multirregional para elevar padrões de disponibilidade na América Latina

Intelligent Command Center (IC2) integra, em tempo real, a operação de 10 data centers em cinco países.

01/12/2025