A rede de fibra óptica do governo do Espírito Santo já está presente nos 78 municípios. A ação é fruto do projeto ES Digital, gerenciado pelo Prodest - Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo.
A partir da implantação dessa estrutura, órgãos estaduais na Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV) e no interior do Estado têm acesso à Internet com uma velocidade de 1 Gbit/s. Com isso, hospitais, delegacias, escolas, Ciretrans e outras repartições estaduais têm um cenário mais favorável para aumentar a produtividade e a agilidade na entrega dos serviços.
Com 1106 pontos instalados, a rede de fibra óptica do governo permite tornar mais eficientes os sistemas corporativos hospedados no data center do Estado, sediado no Prodest. Isso possibilita que os órgãos estaduais copiem rapidamente grandes volumes de dados, como backups, vídeos e fotos.
A expansão da rede de fibra óptica do governo também possibilita o acesso em tempo real às imagens de câmeras de videomonitoramento, o que contribui para um melhor desempenho dos serviços de segurança pública no combate à criminalidade.
Outro aspecto positivo é o emprego do uso de telefonia VoIP e de videoconferências. Assim, torna-se viável não apenas possibilitar uma comunicação mais simples e ágil entre os servidores públicos, mas também reduzir custos com viagens e deslocamentos para reuniões.
“A chegada de uma rede de alta velocidade para todos os municípios capixabas é um exemplo do esforço do atual governo em promover a transformação digital de forma efetiva em nosso Estado. Agora, temos um cenário altamente favorável para utilizar as melhores soluções de TI em prol da melhoria do serviço público e do atendimento à população”, enfatizou o diretor-geral do Prodest, Marcelo Cornélio.
Mais Notícias RTI
Estrutura terá capacidade para até 2 mil racks.
12/12/2025
Empresa traz expertise em soluções de energia.
12/12/2025
União entre Altarede e K2 Telecom dá origem à Avança Participações, com backbone de 60 mil km e foco em expansão de serviços digitais no Sudeste.
15/12/2025