Após 15 meses de implantação, o Projeto Piauí Conectado chega a 96 municípios, nove meses antes do prazo previsto, levando Internet banda larga aos órgãos da administração pública estadual e 101 pontos de acesso com acesso gratuito em praças e locais estratégicos.

“Neste mês estão sendo trabalhadas mais cinco cidades e a perspectiva agora é de alcançarmos as outras 123 até 2022, beneficiando os 224 municípios que compõem o território piauiense”, destacou o governador Wellington Dias (foto).

Até o momento, já foram investidos mais de R$ 80 milhões. Ao final do contrato, R$ 214 milhões serão aplicados na expansão de Internet banda larga por todo o estado. Com mais de 2000 km de fibra óptica implantados até agora (mais 3000 km serão construídos na segunda fase), o Piauí Conectado oferece velocidade mínima nos órgãos estaduais de 30 Mbit/s e de 40 Mbit/s nos pontos de acesso público. A superintendente de Parcerias e Concessões, Viviane Moura, reiterou a importância da entrega de conectividade ao estado. “A concessionária antecipou a meta. Com uma redução de prazo foram entregues 1500 pontos de acesso para o governo e nos acessos públicos, como praças, parques e outros locais onde a população pode usar o Wi-Fi gratuitamente”, ressaltou a gestora.

“Conectamos 96 municípios em apenas 15 meses de projeto. Isso representa desenvolvimento, economia, agilidade nos serviços para a população”, diz o diretor-presidente da PPP Piauí Conectado, Emerson Silva. O projeto prevê ainda a entrega de um data center em Teresina e a construção de backbone subterrâneo, que vai fazer a interligação entre os municípios.

A geração de empregos é outro destaque. “Ao longo desses dois anos de contrato e um ano de execução, tivemos um total de quase 600 empregos diretos e indiretos. Vale dizer que são empregos qualificados, porque se trata de um serviço que envolve contratação de pessoas de tecnologia, com potencial de qualificação maior. Isso muda também o cenário com relação ao potencial para a empregabilidade e formação de acadêmicos no Piauí”, destacou a superintendente. E as oportunidades continuarão nesta segunda fase de expansão, que chegará ao restante dos municípios.



Mais Notícias RTI



Silica Networks anuncia projeto de cabo submarino de 1026 km até a Antártica

Filiais do Brasil, Argentina e Chile participam do estudo do projeto que liga o extremo sul do continente ao Polo Sul.

19/04/2021


Sanepar estuda compartilhamento de rede de esgoto com fibra óptica

Ideia é aproveitar a capilaridade dos 38.464 km de tubulação no Paraná.

19/04/2021


Comba Telecom desenvolve solução Open-RAN multibanda e multi-RAT

Plataforma destina-se a frequências de 1800 e 2100 MHz.

19/04/2021