A Rumo TV, plataforma de streaming pertencente à Newstream, empresa internacional com forte presença na Ásia Central e Leste Europeu, está chegando à América Latina, iniciando sua expansão pelo Brasil, onde será oficialmente lançada em agosto. “A Newstream soma mais de 5 milhões de usuários e 3 bilhões de horas de streaming e está trazendo ao Brasil sua expertise internacional para transformar o mercado de TV digital”, diz André Marino, country manager no Brasil.

Atualmente, a empresa opera em sete países e iniciou sua operação na Rússia há cerca de oito anos, um mercado semelhante ao brasileiro, com inúmeros provedores de Internet e larga extensão territorial e população, mas dominado por grandes operadoras de TV e Internet. Para permitir que provedores menores competissem nesse cenário, a empresa desenvolveu uma solução de OTT e VOD em white label, que reúne canais de streaming para concorrer com as gigantes.

“Nosso modelo de negócio é de parceria com os provedores de Internet, um formato ganha-ganha, onde os custos do conteúdo são compartilhados e a rentabilidade dividida”, explica. Esse modelo garantiu à empresa grande crescimento, com mais de 1000 clientes atendidos e mais de 200 contratos com fornecedores internacionais de programação. “O Brasil tem um modelo de negócio parecido com o da Rússia, mas a tecnologia aqui já é bastante madura. Existem plataformas similares à nossa, mas o diferencial está no nosso modelo de revenue share”, afirma Marino. A proposta elimina a necessidade de investimento inicial por parte do provedor e a exigência de um número mínimo de assinantes, oferecendo flexibilidade e potencial de crescimento baseado na clientela. “Queremos que o provedor pague apenas quando lucrar”, destaca. Além disso, a empresa disponibiliza suporte de vendas e marketing para impulsionar a adesão à plataforma.

Segundo Marino, todas as negociações com canais e fornecedores estão em andamento no Brasil. “Já temos contratos na mesa e estamos montando pacotes estratégicos para atender às necessidades do mercado”, revela. A plataforma oferecerá streaming com canais lineares abertos e pagos, além de conteúdo sob demanda. A empresa já formalizou sua presença no Brasil, onde participou do evento da Abrint pela primeira vez, em São Paulo, e está estruturando operações locais, incluindo data centers, CDN e equipes de suporte técnico e vendas. “Estamos construindo tudo, mas nossa meta é lançar em agosto junto aos primeiros provedores parceiros”, afirma Marino.

A plataforma é compatível com web, Android, iOS, smart TVs, Apple TV e STBs, além de contar com UX inteligente, recomendações personalizadas por IA e integração simplificada com sistemas de bilhetagem. “Nosso backend é escalável e 100% em nuvem, garantindo qualidade de streaming mesmo em conexões abaixo de 3 Mbit/s", conclui.

Na foto, da esquerda para a direita, Anna Valentinovna (tradutora); Anton Mezentsev (Head de Desenvolvimento de Novos Negócios); André Marino (Country Manager); e Zharkyn Tursynov (Cofundador e CEO no Brazil).



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