A Sonda, por meio do consórcio formado pela Sonda e empresas do grupo, venceu o leilão do programa Goiás de Fibra, realizado pelo Governo de Goiás, que visa a implantação e operação de uma rede de telecomunicações de alta capacidade no estado.

Com uma proposta de R$ 500 milhões, o projeto prevê serviços de transporte de dados, voz e Wi-Fi, além de segurança da informação, capacitação, fornecimento de equipamentos, licenças e toda a mão de obra necessária para sua execução.

O programa prevê a instalação de 9,5 mil km de rede de fibra óptica, conectando 125 municípios, especialmente nas regiões norte e nordeste de Goiás, além da região metropolitana de Goiânia e do entorno do Distrito Federal.

Estão previstos cerca de 2,3 mil pontos de conectividade em órgãos públicos estaduais, como escolas, hospitais e unidades de segurança pública.

A rede está sendo projetada em anéis ópticos que percorrerão os principais centros urbanos. Ao final do projeto, serão beneficiados 5,1 milhões de habitantes com uma infraestrutura capaz de impulsionar a digitalização dos serviços públicos e ampliar o acesso da população à informação, ao conhecimento e à cidadania.

O edital da licitação de Goiás utilizou um modelo de contratação que integra fornecimento, execução e operação em um único contrato, conforme estabelecido pela nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021). Essa modalidade busca garantir mais eficiência, continuidade e qualidade na prestação dos serviços.

Esse é o segundo grande projeto de conectividade pública da Sonda no país. A empresa também é responsável pela Infovia Digital de Mato Grosso do Sul, uma parceria público-privada com o governo estadual, que está levando Internet a todos os 79 municípios sul-mato-grossenses, conectando escolas, unidades de saúde e segurança pública.



Mais Notícias RTI



Rumo TV chega ao Brasil com modelo inovador para provedores de Internet

Plataforma de streaming com tecnologia russa será oficialmente lançada em agosto.

26/05/2025


Associação NEO divulga estudo inédito sobre subnotificação de acessos no setor de banda larga fixa no Brasil

Relatório revela que 53% das prestadoras não enviaram dados à Anatel em 2024.

26/05/2025


WiFeed anuncia parceria com a IXCSoft

A integração aumenta a eficiência das equipes de vendas dos provedores.

26/05/2025