A FonNet Networks, especializada em infraestrutura óptica para provedores, operadoras e conexões de data centers, apresentou um novo modelo de transceiver para redes 100G e uma solução completa para a implementação DWDM passivo, atendendo às atuais demandas de provedores e de data centers metropolitanos. Estes segmentos de negócio precisam suportar padrões de tráfego mais complexos, e a longas distâncias, e extrair o máximo valor de suas infraestruturas, uma vez que o crescimento residual do mercado de banda larga chegou a um ponto de saturação.

Para a expansão dos provedores e data centers de serviço em ambiente híbrido e multi-cloud, o lançamento é o transceiver compacto TQSFP28-ZR. Trata-se de uma interface DWDM tunable que implementa o tráfego “100G coerente”, podendo atingir 80 km, sem amplificação de sinal, e até 300 km, com apoio de amplificadores.

Através da nomenclatura “coerente”, a atual engenharia fotônica faz referência a um tipo de leitura de transmissão que, em vez de detectar apenas a intensidade da luz, analisa parâmetros mais sofisticados de modulação de fase e polarização do sinal, de forma a mitigar a degradação devida à distância e aos atritos.
A nova solução é indicada para a atualização e estratégias evolutivas em redes de data center, trazendo facilidades de adaptação em plataformas convencionais, através de portas QSFP28, o que garante ativação mais rápida e com menores investimentos.

“Este nosso lançamento é mais uma proposta prática da Fonnet para a otimização de redes DWDM passivas com alta escalabilidade e simplificação no desenvolvimento. Em muitos casos, nossa solução vai permitir que o projetista ancore suas redes DWDM diretamente em switches e roteadores, sem precisar incluir transponders de alta complexidade”, comenta Márcio Cachapuz, diretor de mercado. 

A solução 100G coerente da Fonnet apresenta um consumo de energia de apenas 6 W, o que garante custos operacionais menores, ao lado da economia de espaço proporcionada pelo formato QSFP.

Outra novidade é a solução DWDM, que contempla todos os componentes para a otimização da capacidade óptica, independentemente da realidade atual da infraestrutura. A solução inclui filtros OADM passivos, cordões ópticos de alta qualidade, amplificadores EDFA, módulos DCM, filtros MUX/DEMUX passivos e caixas gerenciadoras de transceptores, proporcionando maior escalabilidade para provedores de internet, operadoras e data centers. “Com a expansão do tráfego de dados e a necessidade de infraestruturas mais robustas, a tecnologia DWDM da Fonnet permite transmissões de longa distância sem perda de qualidade, otimizando o uso da fibra óptica e reduzindo custos operacionais”, diz o executivo. Além disso, a solução foi projetada para simplificar a integração com redes existentes, garantindo flexibilidade e alto desempenho.



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025