No dia 21 de abril de 2025, o IX.br, iniciativa nacional de Pontos de Troca de Tráfego (IXPs), alcançou pela primeira vez o pico de 40,26 Tbit/s de tráfego agregado em suas 38 localidades em diferentes cidades brasileiras. O IX.br São Paulo, sozinho, ultrapassou 25 Tbit/s.

O IX.br não é um único ponto de troca de tráfego Internet, mas sim um sistema distribuído que hoje reúne as 38 IXPs. Essa estrutura atende diretamente 4255 Sistemas Autônomos (ASNs), formando o maior ecossistema de interconexão da América Latina e, em número de participantes, do mundo. A presença física se viabiliza por meio de 183 PIX (pontos de Interligação ao IX), pontos de presença do IX.br instalados em data centers parceiros, além de mais de 1000 CIX (canais para o IX), canais operados por terceiros que permitem conexões indiretas à infraestrutura do IX.br.

O IX.br celebrou 20 anos em 2024, firmando-se como uma infraestrutura essencial para o desenvolvimento e a operação da Internet no país. Na edição de abril da RTI, um artigo de Antonio M. Moreiras, Gerente de Projetos e Desenvolvimento do NIC.br - Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, mostra como o papel fundamental do IX.br para a redução de custos e a melhoria da qualidade dos serviços digitais no Brasil. Leia o artigo na íntegra em https://issuu.com/aranda_editora/docs/rti_abril_2025?fr=xKAE9_zMzMw, página 20.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025