Um projeto da Tivit, multinacional brasileira especializada em soluções tecnológicas integradas, viabilizou a implantação de conexão 4G LTE em um parque eólico de uma grande empresa de energia no Brasil. A iniciativa tem como objetivo otimizar a comunicação entre as equipes de campo e a central de controle, garantindo respostas mais rápidas às demandas e maior segurança operacional.

Para a iniciativa, a Tivit contou com a parceria de uma fabricante de soluções de telecomunicações, que teve cerca de 12 meses de duração e consolidou um sistema que permite aos colaboradores que trabalham próximo aos aerogeradores receber informações em tempo real da operação principal por meio de tablets e celulares.

“Além de estabelecer conectividade, que antes era praticamente inexistente, garantimos maior segurança às operações do cliente”, explica Helenice Oliveira, diretora de operações de IoT – Internet das Coisas e enterprise content management da Tivit. “O parque está localizado em uma área remota e de difícil acesso, onde a comunicação dependia exclusivamente de rádios. Isso atrasava respostas operacionais e aumentava o risco de acidentes, além de dificultar ações preventivas em caso de imprevistos climáticos. Agora, com dados em tempo real, essas situações são mais bem gerenciadas e tratadas de modo mais proativo”, completa.

Com a nova rede privativa instalada, os colaboradores do escritório também ganham acesso a mais programas, como o SAP e outras plataformas de gestão, trafegando dados com alta velocidade. Além disso, o projeto permite a emissão e o acompanhamento de ordens de serviço de forma imediata, reduzindo os tempos de resposta.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025