Um projeto da Tivit, multinacional brasileira especializada em soluções tecnológicas integradas, viabilizou a implantação de conexão 4G LTE em um parque eólico de uma grande empresa de energia no Brasil. A iniciativa tem como objetivo otimizar a comunicação entre as equipes de campo e a central de controle, garantindo respostas mais rápidas às demandas e maior segurança operacional.
Para a iniciativa, a Tivit contou com a parceria de uma fabricante de soluções de telecomunicações, que teve cerca de 12 meses de duração e consolidou um sistema que permite aos colaboradores que trabalham próximo aos aerogeradores receber informações em tempo real da operação principal por meio de tablets e celulares.
“Além de estabelecer conectividade, que antes era praticamente inexistente, garantimos maior segurança às operações do cliente”, explica Helenice Oliveira, diretora de operações de IoT – Internet das Coisas e enterprise content management da Tivit. “O parque está localizado em uma área remota e de difícil acesso, onde a comunicação dependia exclusivamente de rádios. Isso atrasava respostas operacionais e aumentava o risco de acidentes, além de dificultar ações preventivas em caso de imprevistos climáticos. Agora, com dados em tempo real, essas situações são mais bem gerenciadas e tratadas de modo mais proativo”, completa.
Com a nova rede privativa instalada, os colaboradores do escritório também ganham acesso a mais programas, como o SAP e outras plataformas de gestão, trafegando dados com alta velocidade. Além disso, o projeto permite a emissão e o acompanhamento de ordens de serviço de forma imediata, reduzindo os tempos de resposta.
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