Segundo uma nova pesquisa da F5, empresa de cybersecurity e entrega de aplicações de missão crítica, a explosão da IA generativa faz com que, agora, alguns conteúdos web sejam mais acessados por bots do que por seres humanos. O 2025 Advanced Persistent Bots Report da F5 Labs analisou 207 bilhões de transações de web e APIs entre novembro de 2023 e setembro de 2024 em grandes corporações usuárias da F5 no Brasil e no mundo que contam com defesas de bots implementadas. Ficou claro que acessos automatizados realizados por meio de bots já são a maioria do tráfego da Internet.

O relatório revelou que 50,04% das solicitações de página web vieram de fontes automatizadas. A presença de bots também representa 22,3% das solicitações de Search na web e 21,5% de transações Adicionar ao Carrinho (caso de portais B2C). Vale destacar que, no caso de organizações que bloqueiam o acesso de bots a suas aplicações e APIs, o operador dos bots não desiste e continua a enviar solicitações.

207 bilhões de acessos foram examinados ao longo de quase um ano. 10 bilhões (4,8%) dos acessos consistiram em tráfego de bots maliciosos. Estudo demonstra que verticais que antes eram muito vulneráveis aos bots, como companhias aéreas e o setor financeiro, conseguiram elevar suas defesas contra robôs maliciosos. Setores como hospitalidade (44,6%), saúde (32,6%) e e-commerce (22,7%), no entanto, tornaram-se alvos preferenciais dos bots.

O estudo completo pode ser acessado no link: https://www.f5.com/labs/articles/threat-intelligence/2025-advanced-persistent-bots-report.



Mais Notícias RTI



Expansão de data centers pressiona rede elétrica e exige reforços na transmissão

Há 13,4 GW em pedidos no MME para conexão até 2038 na transmissão e 1,7 GW na distribuição em São Paulo.

01/07/2025


Anlix fecha parceria com a Vero para ampliar monitoramento e gestão de rede

Colaboração prevê a adoção de tecnologias de análise e automação da Anlix para aprimorar a gestão da experiência dos clientes da operadora.

01/07/2025


Ávato, Venko e Nokia conectam operação remota da Salinas Gold com solução de LTE privado

Mina está localizada em uma região de difícil acesso e sem sinal de operadoras móveis.

01/07/2025