A biometria está moldando o futuro do acesso digital, combinando segurança robusta com uma experiência simplificada para milhões de usuários. Levantamento da Aware por meio de entrevistas com 1000 usuários de aplicações de autenticação biométrica nos EUA revela que 80% se autenticam pelo smartphone para acessar aplicativos. Do total de usuários entrevistados, 50% se autenticam com biometria diariamente, a outra metade utiliza este recurso frequentemente ou sempre.

Além do smartphone, a autenticação por biometria é feita no tablet (30%), laptop/computador (28%), smart home devices (18%), relógios (smartwatches, etc.) 18%, quiosques (aeroporto, estádios) 8% e outros meios 10%.

Os detalhes deste levantamento estão reunidos no Relatório de Confiança do Consumidor em Biometria de 2024, produzido pela Aware. A análise sinaliza um caminho claro para a adoção em massa da tecnologia à medida que ela se torna mais integrada a dispositivos utilizados no cotidiano, como smartphones e laptops.

No entanto, os consumidores têm uma consciência acentuada da sensibilidade de seus dados biométricos e estão procurando usar a biometria de provedores que possuem políticas claras sobre o gerenciamento de dados.

O comportamento dos usuários com a biometria e suas preocupações, incluindo as tendências deste mercado, estão entre as principais descobertas da Aware a partir de uma entrevista com mais de 1000 consumidores nos EUA e uma combinação de dados com insights de especialistas, incluindo outras tendências importantes sobre as percepções e o uso da autenticação biométrica pelos consumidores.

A equipe da Aware conduziu o estudo com base em perguntas destinadas a descobrir as percepções dos consumidores, o conhecimento, uso e preocupações sobre autenticação biométrica, e apurou que 75% acredita que os dados biométricos são seguros ou muito seguros em comparação com as senhas tradicionais.

“A maioria dos entrevistados concorda que a tecnologia biométrica se tornará mais prevalente nos próximos cinco anos. Isso não é totalmente surpreendente, dado que os consumidores geralmente reconhecem a superioridade da biometria sobre senhas nas áreas de segurança, conveniência e velocidade de acesso”, comenta Mario Cesar Santos, VP global de soluções da Aware.

O relatório completo está disponível em: https://www.aware.com/pt/resource/relatorio-do-grau-de-confianca-do-consumidor/?partenerref=BRPR.



Mais Notícias RTI



CyberScan: monitoramento contínuo de dados e vulnerabilidades em poucos segundos

Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.

22/04/2025


NetMeeting 2025: evento de networking exclusivo para provedores

Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.

21/04/2025


Novo agente de extinção de incêndio é 30 vezes mais eficaz que a água

Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.

22/04/2025