A Secretaria do Governo Digital firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Serpro para o projeto Infovia Brasil, que prevê a utilização da rede de comunicação de dados por órgãos da Administração Pública Federal para disseminação de informações e acesso aos serviços de governo eletrônico.

“O acordo prevê a gestão, manutenção e expansão do backbone, dos acessos e dos serviços da infraestrutura das redes ópticas Infovia Brasília e Infovia Estadual, destinadas ao atendimento dos órgãos e entidades da Administração Pública do Distrito Federal e estados. Além disso, possibilita a interligação, segura e com alto padrão de qualidade, entre as unidades administrativas em cada órgão participante e seus provedores de serviços”, explicou o chefe da Divisão de Produção do Serviço Infovia do Serpro, Leandro de Almeida Bittencourt.

A Infovia Brasil atende, atualmente, mais de 80 órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário Federal, além do Governo do Distrito Federal. “São clientes que se utilizam da rede para tráfego de dados de alta criticidade e, por isso, exigem disponibilidadeo”, diz Bittencourt. O serviço Infovia está disponível em Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Pelotas, Santa Catarina, Boa Vista, Macapá, Natal, Rio Branco e Salvador.

O Serpro é responsável pela operação comercial e técnica das Infovias, além da prospecção e implantação de novas redes metropolitanas no Brasil. A meta é continuar expandindo as redes metropolitanas por todo o Brasil, principalmente por meio de parcerias com entes públicos, compartilhando, assim, os benefícios e custos de infraestrutura. Neste momento, está construindo a rede Infovia São Paulo, com previsão de conclusão da primeira etapa em julho de 2021. Também está em negociação de parcerias em Belo Horizonte, Vitória, Goiânia, Curitiba, Porto Alegre e no estado do Pará.

Iniciada em 2015, a Infovia Brasil é uma infraestrutura de rede óptica metropolitana de comunicações criada para atender aos órgãos de governo situados em diversas cidades do Brasil para fornecer um conjunto de serviços e funcionalidades em ambiente seguro, de alta performance e disponibilidade. Além dos serviços básicos de transporte de informações, a Infovia permite acesso à Internet e integra serviços e soluções digitais do Serpro, como hosting, colocation, acesso à nuvem, soluções de segurança, videoconferência e telefonia IP.



Mais Notícias RTI



Way e TIM finalizam ativação 4G/LTE em 619 km de rodovias no Mato Grosso do Sul

Projeto envolveu a instalação de 54 torres e equipamentos em 700 MHz.

26/03/2024


Microsoft reúne mais de 3 mil clientes e desenvolvedores em São Paulo para discutir oportunidades da inteligência artificial

O Brasil é o único da América Latina a sediar o Microsoft AI Tour, realizado em vários países.

26/03/2024


Saint-Gobain renova a gestão de data center da América do Sul com Kyndryl

Objetivo é reduzir o consumo de recursos e modernizar operações de TI.

25/03/2024