A Vivo é a mais nova associada do AKCIT - Advanced Knowledge Center for Immersive Technologies, da UFG - Universidade Federal de Goiás. A instituição é referência nacional no ensino, pesquisa e projetos em IA -Inteligência Artificial e em tecnologias imersivas.

A iniciativa trará ganhos para a Vivo em pesquisa e desenvolvimento e capacitação de seus colaboradores. A empresa poderá participar de projetos de pesquisa e inovação aberta em áreas estratégicas, tais como IA e outras tecnologias disruptivas, fortalecendo sua capacidade de gerar soluções tecnológicas de alto impacto. A Vivo também terá interação com a infraestrutura acadêmica de supercomputadores, equipamentos capazes de processar grandes volumes de dados, possibilitando análises complexas e acelerando o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

“Somos a única operadora associada ao AKCTI/UFG e esta parceria é muito estratégica para que a Vivo possa ter avanços exponenciais no uso da IA. A aproximação com universidades é uma importante alavanca para consolidar a Vivo como líder em inovação aberta, permitindo-nos explorar soluções tecnológicas avançadas, especialmente em um cenário de aceleradas mudanças”, afirma Adriana Lika, diretora de dados e IA da Vivo.

Para o AKCIT, a parceria também é estratégica, conectando a expertise acadêmica com o setor privado. “Essa união com a Vivo nos permitirá ampliar o impacto das nossas pesquisas e contribuir para o desenvolvimento de soluções tecnológicas que beneficiem tanto o mercado quanto a sociedade. A colaboração com a Vivo reforça nosso papel como referência em IA e tecnologias imersivas no Brasil”, destaca Arlindo Galvão, professor do Instituto de Informática (INF/UFG) e coordenador-geral do Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (AKCIT).

Outro ganho é acelerar a qualificação dos colaboradores da Vivo, pois a empresa contará com vagas em formações e capacitações em cursos de tecnologias imersivas oferecidos pela UFG. Além disso, terá acesso à consultoria técnica especializada, o que proporcionará aos colaboradores aprendizado prático e avançado.



Mais Notícias RTI



Campinas terá data center de R$ 5 bilhões voltado à inteligência artificial

Alvará para a implantação do empreendimento da Terranova foi entregue durante evento no dia 20 de agosto, autorizando o início das obras.

24/08/2026


Data centers elevam demanda por aço, avalia Gerdau

Nos Estados Unidos, onde o mercado está mais avançado, os efeitos já aparecem nos resultados da siderúrgica.

24/08/2026


IA amplia papel dos ADCs na infraestrutura e segurança das aplicações

Soberania de dados, repatriação de cargas e novas ameaças aos modelos aumentam a importância dos controladores de entrega de aplicações em ambientes de IA.

24/08/2026