O Aimplas – Instituto Tecnológico del Plástico –, situado na Espanha, está coordenando pesquisas de um projeto voltado para o desenvolvimento de biofilmes compostáveis que serão utilizados inicialmente no cultivo de cogumelos.
Trata-se de um programa denominado Go Champlast, do qual também participam a empresa espanhola Ingelia S.L., a Sociedad de Agricultores de la Vega (SAV) (ou “Sociedade de agricultores de La Vega”, em tradução para o português) e a Associação profissional de produtores de substratos e cogumelos de La Rioja, Navarra e Aragão (Asochamp). Os estudos estão sendo realizados com o apoio do Centro Tecnológico de Investigação de Cogumelos de La Rioja (Ctich).
A premissa do projeto é a valorização de resíduos provenientes de filmes usados na agricultura (imagem ao lado), visando ao reaproveitamento deles em outras aplicações nesta área, bem como reduzir o impacto causado ao meio ambiente no que se refere aos resíduos que ainda não podem ser reutilizados.
As pesquisas estão sendo realizadas em conformidade com duas linhas principais de estudo que abrangem o desenvolvimento de uma nova formulação de filmes compostáveis, visando substituir materiais plásticos de origem fóssil que são utilizados na fabricação de filmes para agricultura, e também o desenvolvimento de carvão avançado de pós-cultivo para substituir um material de cobertura do tipo turfa, de origem fóssil, que é utilizado atualmente.
Testes de degradação dos filmes foram realizados e, de acordo com um comunicado do Aimplas, os resultados são positivos. Entretanto, serão conduzidos mais ensaios neste sentido, assim como outros trabalhos programados para as próximas fases do projeto.

Os estudos, conforme previsão das partes envolvidas, também serão dedicados ao desenvolvimento de biofilmes compostáveis com propriedades fungicidas, além de outras que proporcionem benefícios ao cultivo de cogumelos.
O Aimplas pode ser contatado pelo seu site e mais informações sobre o projeto Go Champlast podem ser obtidas nesta página.
As possibilidades de reciclagem mecânica de embalagens com múltiplas camadas são tema de um estudo que está disponível na seção Artigos técnicos em nosso site.
_____________________________________________________________________________
Assine a PI News, a newsletter semanal da Plástico Industrial, e receba informações sobre mercado e tecnologia para a indústria de plásticos. Inscreva-se aqui.
_____________________________________________________________________________
Imagens: Aimplas/Divulgação.
Continue acessando informações sobre estudos do setor de plásticos:
Como analisar o ciclo de vida de filmes plásticos usando método de cálculo
Pesquisa visa desenvolver embalagens a partir do albedo da casca da laranja
#Aimplas #GoChamplast #PlásticoIndustrial
Mais Notícias RTI
A Chem-trend anunciou um novo agente de purga que reduz o tempo de setup em trocas de cor e elimina depósitos de carbono nos processos de produção de filmes cast.
04/11/2025
Spin off do Grupo Solvay, a belga Syensqo anunciou o lançamento de uma linha de compostos poliméricos para a fabricação de tubos flexíveis corrugados.
04/11/2025
A fabricante norte-americana de compostos de polietileno com ligações cruzadas (XLPE) usados em revestimentos de fios e cabos inaugurou uma fábrica no México e vai intensificar o comércio desses materiais no Brasil. As novas estratégias na América Latina foram anunciadas por executivos da empresa na feira Wire Brasil 2025.
04/11/2025