A Vivensis, fabricante nacional de antenas e receptores de TV via satélite e periféricos para games e áudio, firmou uma parceria com a Nokia para distribuir equipamentos de banda larga, IP e DWDM da marca finlandesa no Brasil, com foco nos provedores de Internet.

O acordo resultou na criação da Vivensis Network, uma nova unidade de negócios liderada por Glayton Martinelli, com uma equipe comercial especializada, oferecendo suporte pré e pós-venda. “Trouxemos profissionais que atuam há anos no mercado de redes, que conhecem bem os provedores e que atuarão como nossos gerentes regionais. Em cada região do Brasil haverá um time de campo local para cobrir a capilaridade dos estados”, disse Yvan Cabral (foto), CEO e sócio-fundador da Vivensis, durante o evento de apresentação da parceria, realizado na sede da Nokia em São Paulo, no dia 23 de janeiro, com a participação de clientes e presidentes das principais associações de provedores do país.

A Nokia fornecerá suporte técnico, treinamento e orientação à Vivensis Network, visando atender às crescentes demandas dos provedores em todo o país. “Essa parceria combina inovação tecnológica, expertise global e um sistema eficiente de distribuição direta com grande conhecimento local. Queremos oferecer uma solução robusta para um mercado em rápida evolução”, disse o CEO. Os estoques ficarão concentrados em Curitiba, Minas Gerais e no futuro também no Nordeste.

Rafael Mezzasalma, country manager da Nokia para o Brasil, enfatizou a importância da parceria para expandir o ecossistema de parceiros da Nokia no país. “É parte essencial de nosso plano estratégico no país e peça-chave para que nossas soluções alcancem clientes antes inacessíveis, ampliando o acesso do mercado brasileiro”, disse.

A linha de produtos inclui roteadores como o 7750 SR-1 e o 7250 IXR, gerenciados pela plataforma NSP, que suporta ambientes de rede de larga escala e múltiplos serviços integrados. O portfólio IP da Nokia oferece segurança e mitigação de DDoS baseada em rede, além de peering, tradução de rede (CGNAT) e agregação de banda larga (BNG), todos gerenciáveis pela mesma plataforma. O portfólio completo de soluções de fibra da Nokia também estará disponível, desde soluções de acesso GPON até infraestrutura de backbone, incluindo famílias de produtos DWDM.

A Vivensis, com 29 anos de experiência no mercado de tecnologia e telecomunicações e 850 colaboradores, possui fábrica em Manaus, AM, e escritórios em São Paulo e Curitiba, e uma rede de mais de 60 mil parceiros em todo o país, posicionando-se com uma capilaridade que atende tanto grandes projetos quanto pequenos provedores. O CEO Yvan Cabral mencionou a possibilidade futura de produção de produtos Nokia, potencializando sua capacidade de montagem de circuitos eletrônicos. “Caso no futuro a Nokia decida produzir no Brasil, a nossa fábrica em Manaus está preparada para montar esses produtos”, afirmou.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025