A Furukawa está lançando uma solução sem fio destinada a viabilizar a implantação de redes privadas multisserviços com foco em utilities e em áreas rurais do país, em regiões não atendidas pelos serviços de telecomunicações. Baseada em tecnologia LTE na frequência de 250 MHz, a novidade oferece largura de banda elevada, permitindo a transmissão simultânea de dados, voz e vídeo em tempo real.

“O objetivo é atender às necessidades de conectividade do agronegócio e também de setores como energia e mineração, que precisam de mobilidade e garantia de banda para monitorar equipamentos e atividades em áreas abertas”, afirma Daniel Blanco, gerente de Engenharia e Inovação da Furukawa. “A solução LTE 250 MHz é de fácil instalação, baixa manutenção e oferece até 32 Mbit/s na ponta, o que permite ter múltiplos serviços na rede”, acrescenta.

Com frequência de 250 MHz, destinada ao SLP - Serviço Limitado Privado, o produtor rural ou empresa instala e opera sua própria rede de comunicação, com um raio de cobertura de até 100 quilômetros por eNodeB (estação rádio base da rede LTE). Para isso, a Furukawa desenvolveu uma solução voltada para ambientes externos (full outdoor) e fácil configuração. O software responsável pela gerência do sistema (EPC) encontra-se embarcado na eNodeB, com tamanho compacto e capacidade para suportar até 10 mil terminais registrados e 100 comunicando-se simultaneamente.

Os terminais de usuário possuem Wi-Fi e GPS integrados, duas portas seriais e porta Ethernet. Assim como a eNodeB - com a qual se comunicam -, são equipamentos multisserviços e com design robusto, podendo ser utilizados em tratores, máquinas agrícolas e outros veículos e integrados a sensores, medidores e gateways IoT, para a coleta de dados em campo.  

“Com a solução LTE, o produtor rural pode acompanhar o que está acontecendo na lavoura em tempo real, com imagens de vídeo, comunicação por voz e informações atualizadas a todo momento. Essas facilidades irão contribuir para o melhor controle das atividades e, com isso, para o aumento da produtividade agrícola”, diz Blanco.

A solução já passou por diversos testes em campo e estará disponível comercialmente na segunda quinzena de outubro.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025