A Tecto, unidade de negócios de data center da V.tal, adquiriu um novo terreno em Santana de Parnaíba, SP, para a construção do seu data center hyperscale. A nova instalação terá 200 MW de potência total e será abastecida por 100% de energia renovável.

A construção do novo data center faz parte da estratégia de expansão da Tecto, que destinou um investimento inicial de US$ 1 bilhão para construção de novos empreendimentos em diversas regiões do Brasil.

“Esse terreno é capaz de abrigar demandas de cloud, inteligência artificial e machine learning e é extremamente privilegiado, com acesso rápido à energia e conectividade, atendendo as necessidades de nossos clientes”, revela Pedro Henrique Fragoso, CEO da Tecto Data Centers.

A Tecto possui cinco data centers em operação no Brasil e na Colômbia e deu início às obras do Mega Lobster em outubro, seu terceiro investimento em Fortaleza, CE. A empresa possui ainda plano de expansão para Porto Alegre.



Mais Notícias RTI



CTS Group instalará fábrica para data centers em São Bernardo do Campo

Planta de 14 mil m² reunirá quatro empresas no ABC e já tem vagas abertas.

30/10/2026


Intersolar Brasil Nordeste 2027 espera 5 mil pessoas em Fortaleza e tem lote antecipado para expositores até novembro

Condições antecipadas permitem contratar estandes antes de reajustes. Debates sobre data centers estão entre os destaques do evento.

30/10/2026


Lightera lança plataforma óptica para até 3456 fibras

Desenvolvida no Brasil, TeraPatch é destinada a data centers de IA, computação em nuvem e HPC.

30/10/2026