A Huawei, em parceria com o MEC - Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, apresentou o programa Mulheres para a Tecnologia Brasileira. A iniciativa prioriza a inclusão social, educacional e produtiva para mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica, além de estudantes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

O programa qualifca mulheres em áreas estratégicas como IoT – Internet das Coisas, IA - Inteligência Artificial, nuvem e empreendedorismo digital. Além de oficializar a parceria, a Huawei e o MEC também prestarão homenagem a mulheres que se destacam por suas contribuições e ações para promoção da igualdade de gênero e na redução das disparidades no mercado de trabalho.

O evento é um passo importante na colaboração entre a Huawei e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. “A capilaridade da Rede Federal é essencial para acelerar a qualificação digital no Brasil e diminuir as disparidades regionais. Educação e Inclusão devem caminhar juntos, especialmente em um país tão desigual como o nosso” afirma Victor Montenegro, diretor de educação e responsabilidade social da Huawei Brasil.

“As parcerias com o setor produtivo na educação profissional e tecnológica são essenciais para identificar a real necessidade do mundo do trabalho. O estudante que faz curso de qualificação ou técnico tem uma formação melhor, oportunizando mais chance de empregabilidade e uma renda maior. Ainda há a possibilidade de ele empreender com o conhecimento que foi adquirido”, destaca Marcelo Bregagnoli, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC.

Com um investimento de R$ 5 milhões, o programa começará por cinco estados brasileiros: Maranhão, Ceará, Paraíba, Piauí e Sergipe, beneficiando mais de 5 mil mulheres em sua fase inicial. A iniciativa também contempla bolsas de estudo financiadas pela Huawei, ampliando as oportunidades para as participantes concluírem os estudos.



Mais Notícias RTI



China fecha acordo para instalação de fábrica de equipamentos de fibra óptica no Piauí

Memorando de entendimentos foi assinado entre a Investe Piauí, C-Data e Ora Telecom.

15/09/2025


G3 Telecom investe em modernização de rede e data center

Provedor do Piauí usa soluções da Fibracem para dobrar quantidade de clientes até 2026.

15/09/2025


Solução para Garantir Disponibilidade de Redes

A proposta da Techenabler para empresas, operadoras e ISPs na América Latina

16/09/2025