O mercado de streaming no Brasil enfrenta desafios crescentes: 64% dos brasileiros já cancelaram ao menos um serviço, segundo pesquisa da Hibou, especializada em comportamento de consumo. Realizado com 2012 respondentes, o estudo explora as motivações por trás das decisões de cancelamento, os critérios de escolha de plataformas e o impacto das práticas de mercado no comportamento do público.

“A saturação do mercado e a pressão econômica têm levado os consumidores a fazerem escolhas mais criteriosas. O brasileiro busca plataformas que ofereçam preço acessível, variedade de conteúdo e facilidade de uso. A inovação não é mais um diferencial: é um requisito para sobreviver”, afirma Lígia Mello, CSO da Hibou e coordenadora da pesquisa.

Entre os motivos mais citados, 49% mencionam que cancelaram para economizar. 29% destacam a perda do hábito de assistir televisão, 16% apontam a falta de qualidade de conteúdo nos streamings. Já 20% disseram que a ausência de novidades foi determinante para o cancelamento.

Os motivos e níveis desses cancelamentos variam entre as principais plataformas, 45% dos que cancelaram a Netflix, foi por custo/benefício e 38% cancelaram porque ficou caro para sua situação financeira. Esse mesmo motivo levou 39% a cancelarem a HBO Max. Já 27% dos que cancelaram a Globoplay, desistiram devido ao catálogo limitado, por exemplo. 21% dos que cancelaram a Apple TV, o fizeram por falta de lançamentos.

Os brasileiros esperam mais do que entretenimento: as plataformas precisam alinhar custo, conteúdo e usabilidade: 77% valorizam a grande variedade de filmes e séries, priorizando catálogos amplos e diversificados. Já 64% consideram o preço acessível essencial, refletindo a sensibilidade ao orçamento. Outros 37% esperam sugestões personalizadas, destacando a relevância da curadoria baseada em algoritmos. Além disso, 41% valorizam boa navegação e interface intuitiva, colocando a experiência do usuário no centro das decisões de escolha, e 19% apreciam funções de interação, como “assistir junto” para quem está em outra casa.

Entre os 78% que assinam ou já assinaram serviços de streaming, a Netflix e Amazon Prime Video seguem na liderança, mas o Globoplay tem se destacado, com aumento de 7 pontos percentuais no último ano.

Apesar do favoritismo, a pesquisa revelou que 64% dos usuários já cancelaram pelo menos um serviço, reflexo da insatisfação com o custo/benefício e da percepção de saturação no mercado.



Mais Notícias RTI



CyberScan: monitoramento contínuo de dados e vulnerabilidades em poucos segundos

Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.

22/04/2025


NetMeeting 2025: evento de networking exclusivo para provedores

Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.

21/04/2025


Novo agente de extinção de incêndio é 30 vezes mais eficaz que a água

Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.

22/04/2025