A IA – Inteligência Artificial continua a reformular a indústria de data centers, uma realidade refletida nas tendências para 2025 projetadas pela Vertiv, fornecedora global de soluções para infraestrutura digital crítica e continuidade. Especialistas antecipam um aumento na inovação e na integração da indústria para dar suporte à computação de alta densidade, o escrutínio regulatório em relação à IA, bem como o aumento do foco em iniciativas de sustentabilidade e cibersegurança.

“Nossos especialistas identificaram corretamente a proliferação da IA e a necessidade de ser feita a transição para estratégias mais complexas de resfriamento a líquido e a ar como sendo tendências para 2024 e as atividades nessa frente devem acelerar e evoluir ainda mais em 2025”, disse o CEO da Vertiv Giordano (Gio) Albertazzi. “Com a IA levando as densidades dos racks para kWs de três ou quatro dígitos, nunca foi tão grande a necessidade por soluções avançadas e escaláveis para alimentar e resfriar esses racks, minimizar sua pegada ambiental e empoderar essas fábricas de IA emergentes. Esperamos um progresso significativo neste front em 2025 e nossos clientes o exigem.”

As tendências que mais provavelmente surgirão na indústria de data centers em 2025, de acordo com os especialistas da Vertiv:

Os primeiros passos serão concentrados nas aplicações da tecnologia, mas conforme o foco no consumo de água e de energia e na emissão de gases de efeito estufa se intensifique, as regulamentações poderão ser ampliadas para tipos de aplicações de IA e consumo de recursos pelos data centers. Em 2025, a governança continuará a ser local ou regional ao invés de global, e a consistência e rigidez do cumprimento terão uma ampla variação.



Mais Notícias RTI



Porto de Imbituba inaugura data center de R$ 8,5 milhões com padrão Tier 3

Nova estrutura tecnológica amplia a segurança cibernética e a eficiência operacional.

08/07/2025


Governo Federal prorroga consulta pública para criação da Política Nacional de Cabos Submarinos

Contribuições podem ser enviadas até 11 de agosto na plataforma Participa + Brasil.

08/07/2025


RNP abre chamada em busca de instituições para fase 3 do OpenRAN@Brasil

As propostas podem ser enviadas até 27 de julho.

08/07/2025