A Giga+ Empresas, marca voltada ao segmento B2B da Alloha Fibra, em parceria com a Huawei, lançou a solução FTTR-B (Fiber to the Room – Business), tecnologia que possibilita otimizar e modernizar as infraestruturas de rede corporativas internas para empresas de todos os portes.

Segundo Daniel Camaroto, Diretor Nacional de B2B da Alloha Fibra, o FTTR-B oferece uma infraestrutura robusta e eficaz para atender às demandas de conectividade moderna. Com cobertura de sinal consistente, ela garante uma conexão confiável e estável, sem perda de velocidade e latência de um espaço para outro, indicado para suportar o aumento de dispositivos conectados e o tráfego de dados intenso. A alta velocidade de conexão e baixa latência em todos os espaços do ambiente melhoram significativamente a experiência do usuário, permitindo transmissões rápidas e ininterruptas, essenciais para os negócios. Além disso, o FTTR-B é escalável e flexível, adaptando-se às necessidades futuras de expansão sem interrupções no serviço. “Esse modelo também proporciona uma redução de custos a longo prazo, eliminando a necessidade de atualizações constantes de infraestrutura, o que se traduz em economia”, avalia.

De acordo com Alex Sandro Oliveira, diretor de ISP da Huawei, “a solução utiliza uma combinação de fibra óptica, cabo híbrido óptico-elétrico (PoF) e Wi-Fi 6 para implantar a cobertura de Internet em ambientes corporativos, como escritórios, espaços colaborativos e áreas amplas. A tecnologia simplifica a infraestrutura de conectividade, pode diminuir em até 40% o custo de cabeamento do escritório e reduzir em até 80% o espaço físico exigido para instalações, como prateleiras e gabinetes.”

Com esse tipo de ativação é possível obter já hoje um throughput (taxa em que os dados são transmitidos) de 1 Gbit/s em todos os espaços com cobertura. Mas para o futuro, o novo produto habilita a rede interna para suportar aumentos de velocidade sem a necessidade de troca da infraestrutura de cabeamento já instalada.

“O FTTR-B se aplica tanto para prédios comerciais novos ou antigos pois com esta tecnologia é possível não apenas otimizar a distribuição de Internet no ambiente de trabalho, tornando-o mais clean e funcional, uma vez que o alcance da fibra é significativamente maior em comparação com o cabeamento tradicional chegando até 2 km sem a necessidade de switches ou repetidores no caminho, como também preparar sua infraestrutura para suportar velocidades crescentes no futuro”, explica Camaroto.

Como primeiro projeto piloto, a Giga+ Empresas e a Huawei, instalaram a solução em uma unidade da escola técnica CEDTEC, localizada em Serra, ES. A iniciativa vai beneficiar mais de 2 mil alunos de cursos. A Alloha Fibra também instalou o FTTR-B em seu próprio escritório, em São Paulo, para demonstrar na prática todos os benefícios.



Mais Notícias RTI



Abrint confirma presença de novo Ministro das Comunicações no AGC 2025

Frederico Siqueira Filho participa da abertura ao lado de representantes da Anatel, LACNIC, Citel e UIT.

06/05/2025


NIC.br e USP estudam compartilhar o uso das redes ópticas e práticas de segurança computacional

A cooperação é uma oportunidade para as duas instituições otimizarem a utilização da infraestrutura de backbone.

05/05/2025


Brasil TecPar conclui aquisição da Sempre Internet, de Minas Gerais

Grupo ultrapassa a marca de 1 milhão de clientes.

05/05/2025