A Giga+ Empresas, marca voltada ao segmento B2B da Alloha Fibra, em parceria com a Huawei, lançou a solução FTTR-B (Fiber to the Room – Business), tecnologia que possibilita otimizar e modernizar as infraestruturas de rede corporativas internas para empresas de todos os portes.

Segundo Daniel Camaroto, Diretor Nacional de B2B da Alloha Fibra, o FTTR-B oferece uma infraestrutura robusta e eficaz para atender às demandas de conectividade moderna. Com cobertura de sinal consistente, ela garante uma conexão confiável e estável, sem perda de velocidade e latência de um espaço para outro, indicado para suportar o aumento de dispositivos conectados e o tráfego de dados intenso. A alta velocidade de conexão e baixa latência em todos os espaços do ambiente melhoram significativamente a experiência do usuário, permitindo transmissões rápidas e ininterruptas, essenciais para os negócios. Além disso, o FTTR-B é escalável e flexível, adaptando-se às necessidades futuras de expansão sem interrupções no serviço. “Esse modelo também proporciona uma redução de custos a longo prazo, eliminando a necessidade de atualizações constantes de infraestrutura, o que se traduz em economia”, avalia.

De acordo com Alex Sandro Oliveira, diretor de ISP da Huawei, “a solução utiliza uma combinação de fibra óptica, cabo híbrido óptico-elétrico (PoF) e Wi-Fi 6 para implantar a cobertura de Internet em ambientes corporativos, como escritórios, espaços colaborativos e áreas amplas. A tecnologia simplifica a infraestrutura de conectividade, pode diminuir em até 40% o custo de cabeamento do escritório e reduzir em até 80% o espaço físico exigido para instalações, como prateleiras e gabinetes.”

Com esse tipo de ativação é possível obter já hoje um throughput (taxa em que os dados são transmitidos) de 1 Gbit/s em todos os espaços com cobertura. Mas para o futuro, o novo produto habilita a rede interna para suportar aumentos de velocidade sem a necessidade de troca da infraestrutura de cabeamento já instalada.

“O FTTR-B se aplica tanto para prédios comerciais novos ou antigos pois com esta tecnologia é possível não apenas otimizar a distribuição de Internet no ambiente de trabalho, tornando-o mais clean e funcional, uma vez que o alcance da fibra é significativamente maior em comparação com o cabeamento tradicional chegando até 2 km sem a necessidade de switches ou repetidores no caminho, como também preparar sua infraestrutura para suportar velocidades crescentes no futuro”, explica Camaroto.

Como primeiro projeto piloto, a Giga+ Empresas e a Huawei, instalaram a solução em uma unidade da escola técnica CEDTEC, localizada em Serra, ES. A iniciativa vai beneficiar mais de 2 mil alunos de cursos. A Alloha Fibra também instalou o FTTR-B em seu próprio escritório, em São Paulo, para demonstrar na prática todos os benefícios.



Mais Notícias RTI



Data centers: Mapa e Supernova anunciam investimento de R$ 300 milhões em Minas

Leopoldina é a cidade escolhida para abrigar o parque tecnológico.

13/01/2025


Tecto adquire terreno em Santana do Parnaíba para construção de site hyperscale

Nova instalação faz parte do plano de expansão da companhia.

13/01/2025


RNP formaliza novo Centro Nacional de Dados em parceria com Elea Data Centers

Infraestrutura voltada para instituições do Sistema RNP ficará em Brasília.

13/01/2025