O projeto Aprender Conectado já instalou Internet fibra na rede externa de mais de 1000 escolas mapeadas nas fases 2 e 3. Ao todo, serão aproximadamente 5100 escolas conectadas nessas fases: em torno de 1900 via banda larga e 3200 via satélite. Os colégios que serão conectados estão nos Estados do Amapá, Acre, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará e Roraima.

Ainda nas fases 2 e 3, o projeto prevê a instalação de sistemas fotovoltaicos nas escolas em que não houver energia elétrica. O prazo para a conclusão de todas as fases do projeto é até o final de 2026.

O projeto Aprender Conectado, que leva conexão de alta velocidade a escolas de todo o Brasil, surgiu com o Edital do 5G, que destinou recursos da ordem de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico das TICs - Tecnologias da Informação e Comunicação nas atividades educacionais.

O projeto visa o atendimento de escolas públicas em todo o país, incluindo as situadas em comunidades indígenas, quilombolas, garantindo conexão com Internet banda larga e rede Wi-Fi, mesmo para aquelas que não possuem energia.

Para definir os critérios do projeto e gerir seus recursos, foi criado o Gape - Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas, composto pela Anatel, ministérios da Educação e das Comunicações, e as empresas vencedoras da faixa de 26 GHz: Algar Telecom, Claro, Vivo e TIM. A Eace - Entidade Administradora da Conectividade de Escolas foi criada para ser a responsável pela execução do projeto, denominado Aprender Conectado. Na fase piloto, foram conectadas 177 escolas em 10 municípios espalhados pelo país.



Mais Notícias RTI



CyberScan: monitoramento contínuo de dados e vulnerabilidades em poucos segundos

Ferramenta realiza pesquisa avançada na Internet e dark web para detectar dados roubados e comprometidos.

22/04/2025


NetMeeting 2025: evento de networking exclusivo para provedores

Evento acontecerá no dia 6 de maio no Meliá Ibirapuera Hotel, em São Paulo.

21/04/2025


Novo agente de extinção de incêndio é 30 vezes mais eficaz que a água

Formulado à base de água e materiais orgânicos de nível alimentar, o Ecofire é compatível com sistemas de sprinklers e detectores existentes.

22/04/2025