Apresentado por


Soluções para os desafios dos provedores


Programa voltado a ISP’s inclui produtos, serviços e pagamento facilitado


Data: 02/12/2019

Compartilhe:

O papel fundamental dos provedores de serviços de internet (ISPs) na disseminação da banda larga no Brasil é um fato reconhecido pelo setor de telecomunicações. Porém, o que nem todos conhecem são os desafios enfrentados por esses provedores para levar banda larga a um grande número de localidades espalhadas pelo país.

Um deles está na elaboração de um projeto de rede adequado às demandas a serem atendidas, no presente e também no futuro - o que requer o suporte de engenharia. A escolha de produtos de qualidade, baseados em tecnologias atualizadas, também é um cuidado essencial para a implantação de uma rede à prova de futuro. 

“Isso valoriza o patrimônio e dá ao provedor tranquilidade para vender qualidade de serviço aos seus clientes”, explica Celso Motizuqui, gerente geral de vendas da Furukawa. Ele lembra outro desafio importante: a obtenção de crédito junto a instituições financeiras convencionais, que em geral solicitam garantias e requisitos que essas empresas - especialmente as startups - não têm condições de atender. 

Com o objetivo de ajudar os ISPs a vencer esses desafios e ampliar seus negócios, a Furukawa lançou o programa FTTx Full Service, voltado a provedores que estão investindo em redes de fibra óptica. Consiste no fornecimento da solução completa para a implantação ou expansão da rede FTTx (fibra até o usuário), com facilidades de crédito e de pagamento. O pacote inclui o amplo portfólio de produtos Furukawa para infraestrutura de rede (externa e interna), equipamentos ativos (OLTs e ONTs) e ainda o software Conscius Manager, para gerenciamento de ativos e passivos e provisionamento de serviços em redes FTTx. 

Além disso, o programa inclui pré-projeto com suporte da área de engenharia da Furukawa, serviços de acompanhamento de ativação em campo, suporte pós-venda, treinamento e certificação profissional em projeto de redes e em configuração de equipamentos ativos. Uma das vantagens do programa está nas facilidades de pagamento - que pode começar em 60 dias, com o saldo parcelado em 22 meses. “Com isso, garantimos fluxo de caixa ao ISP, que não precisa fazer um investimento inicial na rede”, diz Motizuqui.

Outra vantagem importante está na garantia da qualidade e de evolução tecnológica da rede, decorrente dos investimentos constantes da Furukawa no desenvolvimento de novos produtos. A linha de soluções com tecnologia óptica passiva (GPON), por exemplo, em breve deverá ganhar um novo concentrador óptico (OLT) de alta densidade e dois modelos de modems ópticos (ONTs). A empresa também investe em soluções wireless inovadoras, que podem ser combinadas com fibra óptica em projetos de redes híbridas - uma tendência que traz benefícios como melhor relação custo-benefício e mais rapidez na oferta de serviços ao mercado. www.furukawalatam.com


*Ideias Conteúdo são artigos e reportagens criados e desenvolvidos pela equipe da revista RTI a partir de sugestões de empresas patrocinadoras - nos formatos impresso e digital.