Apresentado por


Projeto inova na instalação de microcabos


Teste inédito deve tornar o Brasil referência mundial na colocação de microcabos ópticos pela técnica de sopramento


Data: 03/10/2019

Compartilhe:

Um projeto piloto inédito para instalação de microcabos ópticos por sopramento em microduto deve tornar o Brasil não apenas referência mundial, como também um dos países mais avançados na utilização desta técnica de colocação de fibras, que cada vez mais vem sendo empregada em substituição ao método tradicional de enterramento de cabos, que tanto transtornos causam nas cidades — especialmente nas grandes metrópoles.

Desenvolvido pela Empretec, empresa que fabrica sob licença da suíça Plumett equipamentos sopradores para instalação de cabos e microcabos e dutos de longa distância, em conjunto com a Tecnexus, fornecedora de infraestrutura de redes de comunicação por fibra óptica, o piloto teve como objetivo avaliar a viabilidade de instalação de um microcabo óptico de 48 fibras junto com uma fibra sensora no interior de um microduto, por meio da técnica de sopramento.

O teste, realizado para uma grande mineradora internacional que opera no país, foi executado em duas fases. A primeira consistiu no sopramento de um microduto de 10 mm por 8 mm, a uma distância de 4 Km,em um duto já existente de polietileno de alta densidade (PEAD), no qual já havia uma fibra instalada. Na etapa seguinte, foi feito o sopramento do microcabo óptico de 6 mm juntamente com a fibra sensora de 2 mm dentro do microduto.

PIONEIRISMO MUNDIAL

A técnica de instalação por sopramento de dois microcabos ao mesmo tempo é inédita no mundo, enfatiza José Carlos Nurchis, diretor da Empretec. O desafio colocado pela mineradora, segundo ele, era a instalação, dentro do seu mineroduto, de um microduto com dois microcabos, um para telecomunicações e outro uma fibra sensora para controle de transporte de minério. “Só que ela queria que fossem instalados juntos, no mesmo microduto. Então, nós desenvolvemos uma espécie de bypass, um conector Y, e conseguimos lançar os microcabos. O lançamento de dois cabos em um duto já existe, mas dentro de um microduto, é a primeira vez que é feito no mundo”, afirma Nurchis.

A consultoria e o apoio da Empretec em todas as etapas do o teste foram fundamentais para garantir que fosse bem-sucedido, salienta Marco Antônio Rodrigues, diretor comercial da Tecnexus. “Todas as fases do projeto piloto, desde o desenvolvimento da peça de acoplamento em Y para passagem dos dois microcabos até a realização dos testes, foram acompanhadas pela empresa, que também foi responsável pelo treinamento de nossa equipe. Antes desse piloto, imaginava-se que era impossível fazer esse tipo de sopramento. E mostramos não só que é possível como também desenvolvemos um dispositivo inédito no mercado”, finaliza.


http://empretec.com.br/pt



*Ideias Conteúdo são artigos e reportagens criados e desenvolvidos pela equipe da revista RTI a partir de sugestões de empresas patrocinadoras - nos formatos impresso e digital.