Câmeras panorâmicas


Uma câmera panorâmica é uma câmera fixa que fornece uma área de cobertura entre 180o e 360o, ideal para aplicações de vigilância interna e externa em uma área ampla. Pode ainda ser usada para acompanhar o fluxo de pessoas e melhorar a gestão da área.


Axis

Data: 22/02/2017

Edição: RTI Fevereiro 2017 - Ano XVIII - No 201

Compartilhe:

Fig. 1 - Exemplo de uma visão “olho de peixe” de 360°

Uma câmera paronâmica é uma alternativa eficaz à instalação de duas os mais câmeras fixas para cobrir um amplo campo de visão. O uso de apenas uma câmera, ao invés de muitas, torna a instalação fácil e econômica, economizando tempo e dinheiro. Uma das justificativas dessa vantagem é que a redução do número de câmeras também significa redução do número de portas necessárias em um switch de rede. A maioria das câmeras panorâmicas também possui um endereço IP, significando que apenas uma licença de software por câmera é necessária para a maioria dos sistemas de gerenciamento de vídeo.

A câmera panorâmica pode ser uma câmera de sensor único com uma lente grande-angular ou uma câmera com múltiplos sensores e lentes. Muitas câmeras panorâmicas não requerem qualquer focagem manual, pois ela é executada na fábrica.

Câmeras de sensor único

Considerando que apenas um sensor de imagem é necessário, uma câmera de sensor único é normalmente menor do que uma câmera com múltiplos sensores, facilitando sua instalação. Uma câmera panorâmica de sensor único tem uma lente grande-angular que propicia uma visão “olho de peixe” de 360o de uma área. Quando instalada no teto, a câmera produz uma visão geral circular de todo o ambiente (figura 1).

A correção da distorção geométrica (de-warping) digital transforma a imagem circular em uma exibição retangular, produzindo uma imagem que pode ser visualizada em formato panorâmico ou “quad view” (simulando quatro câmeras diferentes), conforme mostrado na figura 2.

O processo de-warping pode ser usado tanto em tempo real quanto para vídeo gravado. A visão “olho de peixe” fornece uma apresentação mais natural dos padrões de movimento do que o formato quad view. Na visão “olho de peixe”, uma pessoa em movimento na cena vai se mover ao redor da cena, enquanto na quad view ela vai se mover a partir de uma das cenas para a outra.

Câmeras com múltiplos sensores

Uma câmera panorâmica multissensor possui múltiplos sensores e lentes que juntos fornecem uma visão geral panorâmica detalhada. Com várias lentes padrão em vez de uma lente grande-angular, a câmera multissensor fornece uma imagem sem distorções com maior densidade de pixels e qualidade de imagem, conforme exibido na figura 3. Como a imagem não se torna distorcida, não é necessário de-warping, o que elimina o processamento de dados que consome muita energia.

Fig. 2 - Exemplo do formato “quad view”

Quanto mais ampla for a cena, maior será o risco de uma grande diferença entre as áreas claras e escuras. Considerando que o campo de visão completo da câmera tenha sido dividido entre múltiplos sensores, ajustes da câmera como brilho, contraste e equilíbrio de branco podem ser ajustados individualmente para cada sensor, visando fornecer uma imagem útil através de toda a visão panorâmica.

Câmeras multidirecionais

Uma câmera multidirecional com cobertura de 360° é uma câmera panorâmica que pode visualizar múltiplas direções ao mesmo tempo graças às cabeças da câmera ajustáveis individualmente. Basicamente, uma câmera multidirecional consiste em várias câmeras reunidas em uma unidade. Sua capacidade de visualizar múltiplas direções simultaneamente torna-a uma alternativa flexível e econômica à utilização de várias câmeras de rede fixas com desempenho similar.



Áreas de aplicação

Câmeras de sensor único

As câmeras panorâmicas de sensor único são bastante adequadas para monitoramento interno de lojas de varejo, hotéis, escolas e escritórios, bem como de instalações externas de hotéis, postos de gasolina, lojas, restaurantes, escolas e escritórios. Um benefício importante da utilização de uma câmera de sensor único é a eliminação de pontos cegos durante o monitoramento de uma área menor, tal como uma pequena loja ou o perímetro de um edifício menor.

Fig. 3 - Exemplo de uma visão de uma câmera multissensor

Câmeras com múltiplos sensores

Em comparação com uma câmera de sensor único, uma câmera multissensor permite maior densidade de pixels ou resolução para a mesma área de cobertura. Portanto, uma câmera multissensor é adequada para o monitoramento de áreas mais amplas.

A visão geral panorâmica de área ampla é bem adaptada para cobrir áreas internas relativamente grandes em estações ferroviárias, estações de metrô e aeroportos, bem como para o monitoramento de áreas externas como praças, estádios, campi de universidades e pátios de escolas. Outros exemplos de aplicação são estacionamentos externos a hotéis, escritórios e shopping centers, onde áreas amplas precisam de monitoramento através de imagens com alto nível de detalhes para garantir uma completa percepção situacional. A tecnologia multissensor também é ideal para vigilância de perímetro ao redor de centros de infraestrutura crítica, bem como ao redor de edifícios públicos ou governamentais, bancos e centros de serviços de saúde.

Câmeras multidirecionais

Graças ao fato de que as cabeças da câmera podem ser posicionadas de forma independente, as câmeras multidirecionais são ideais para áreas amplas tanto internas quanto externas, cantos externos de edifícios e cruzamentos de corredores ou estradas, conforme mostrado na figura 4. Outros exemplos são escolas, lojas de varejo, shoppings centers, hospitais, recepção de escritórios ou hotéis, almoxarifados e estacionamentos.

Conclusão

Fig. 4 - Vista uma câmera multidirecional instalada em um cruzamento de tráfego

As câmeras panorâmicas podem fornecer simultaneamente cobertura de área ampla e excelentes detalhes da imagem em uma instalação com uma câmera eficiente. Uma câmera panorâmica pode ter um sensor de imagem ou múltiplos sensores. Normalmente, uma câmera de sensor único é menor, facilitando sua instalação, enquanto uma câmera multissensor tem maior densidade de pixels que propicia melhor qualidade de imagem ou cobertura de uma área mais ampla. Uma câmera multidirecional oferece ainda mais flexibilidade, uma vez que pode visualizar múltiplas direções simultaneamente.