Com a expansão das redes FTTx, cresce a cada dia a demanda por equipamentos capazes de realizar a emenda das fibras. No guia abaixo, o leitor poderá conhecer os fornecedores de máquinas de fusão e os recursos oferecidos, como tipo de alinhamento, magnitude da lente e tempo de fusão.
Com a expansão do FTTH – fiber to the home por parte dos provedores regionais e operadoras, as máquinas de fusão ganham destaque especial nas compras do setor. Elas são usadas para realizar emendas de fibras ópticas, ou seja, uma junção permanente ou temporária de dois ou mais segmentos de fibras. As emendas podem aumentar a extensão de um cabo óptico, fazer a mudança de tipo de cabo, conectar um equipamento ativo ou fazer manobras em um sistema de cabeamento.
Para realizar a fusão, a fibra deve ser limpa, clivada e alinhada. Na máquina, a fibra é submetida a um arco voltaico, obtido a partir de uma diferença de potencial aplicada sobre dois eletrodos de metal, que eleva a temperatura e provoca o seu derretimento e soldagem. Após a fusão, a fibra é revestida por resinas, que oferecem resistência mecânica à emenda. A fibra emendada é acomodada nas caixas de emendas.
Para ajudar o leitor a escolher o melhor equipamento para o seu projeto, a Revista RTI publica a edição atualizada do Guia de máquinas de fusão. Aqui estão listados os principais fornecedores presentes no país. Numa única tabela, de fácil consulta, o guia traz os seguintes itens:
As informações das tabelas foram cedidas pelos próprios fornecedores.
O levantamento ainda traz o telefone de cada empresa participante.