O rio Javaés, que banha Goiás e Tocantins, passou a contar com uma estação telemétrica para o monitoramento remoto de captações das águas. Instalada na Fazenda Dois Rios, em Lagoa da Confusão, TO, a iniciativa faz parte do projeto Monitoramento Remoto das Captações do Rio Javaés, realizado pela ANA – Agência Nacional de Águas e UFT – Universidade Federal do Tocantins.

A mensuração automática das vazões permitirá que a agência acompanhe diretamente de sua sede, em Brasília, 25 captações ao longo de 19 pontos pertencentes a 14 empreendimentos. O principal objetivo é garantir que os usuários cumpram a Resolução ANA 1483/2013, que contém o marco regulatório da bacia. Além disso, os usuários poderão monitorar suas próprias captações e o cumprimento da regra operativa para evitar sanções.

Em seu trabalho, o IAC/UFT desenvolveu a ferramenta GAN - Gestão de Alto Nível, que realiza a medição, telemetria e disponibilização de dados de vazões e volumes consumidos pelas captações de água. A GAN será instalada em todas as captações da bacia e poderá ser aplicada em outras regiões com conflitos pelo uso da água pelo Brasil.

Com a instalação da estação piloto, em operação desde 10 de setembro, a ANA testa a tecnologia em um rio de domínio da União pela primeira vez. Após essa fase de testes, a previsão é que as 25 bombas de captação recebam as estações até o fim de 2020 com a aplicação da GAN.

“A instalação da estação piloto é um marco para a fiscalização dos usos da água no Brasil. Com esse sistema pretende-se monitorar, em tempo real e remotamente, as vazões e volumes de água captados pelos usuários outorgados, o que, associado com as informações de nível do curso d’água, poderá permitir uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos. Além disso, os usuários, cientes dos níveis de disponibilidade de água e de demanda, tornam-se mais conscientes e participativos na gestão em prol da segurança hídrica”, afirma Alan Vaz Lopes, superintendente de fiscalização.

A tecnologia desenvolvida pelo IAC/UFT já está implantada em todas as 94 bombas da bacia do rio Formoso, TO, que é estadual. As informações de vazão e consumo são disponibilizadas em tempo real por meio do site https://gan.iacuft.org.br.



Mais Notícias HYDRO



Desenvolve SP oferece financiamento de R$ 1 bilhão para obras de saneamento em São Paulo

Empresas contratadas pela Sabesp terão apoio da agência de fomento para executar obras para as cadeias produtivas do IntegraTietê.

15/04/2024


Sanepar lança programa para definir metas e tipos de reúso

Com 264 ETEs, companhia irá definir as possibilidades de aplicação em cada região.

15/04/2024